Rubinho de Souza

O Tempo

E lá vamos nós através de nosso planeta Terra, empreender mais uma viagem no universo por mais 365 dias, uns com esperanças renovadas, outros com muito pesar por ter que suportar a ausência de alguém muito querido que partiu.

De qualquer maneira, a viagem continua sem que possamos interferir na trajetória da nossa pequenina nave espacial chamada Terra a percorrer a imensidão do universo.

Ah! Esse contar e recontar incansável e incontrolável dos segundos, minutos, e das horas, que para o feliz passa tão rápido, e para quem espera de algo, ele parece atrasar as batidas da contagem do tempo.

Desde a pré-história o Homem ficou deslumbrado pela sucessão dos dias e das noites e pelo desenrolar das fases da Lua, que os conduziram às noções de dia e de mês, já a noção de ano é menos evidente e foi só com o desenvolvimento da agricultura que os povos primitivos se aperceberam do ciclo das estações.

Em Astronomia consideram-se várias espécies de ano, entre outros, o ano sideral, cuja duração da revolução da Terra em torno do Sol, é igual a 365 d 06 h 09 m 09,8 s, e o ano trópico, cujo tempo decorrido entre duas passagens consecutivas do Sol médio pelo ponto vernal, é atualmente de 365 d 05 h 48 m 45,3 s.

Um outro período de tempo utilizado nos calendários é a semana de sete dias, cuja origem se desconhece, sendo provável que estivesse relacionada com o mês lunar, visto que sete dias são aproximadamente um quarto de lunação, o intervalo aproximado entre a Lua cheia e o quarto minguante. No entanto, é provável que a escolha de um intervalo de sete dias se deva ao carácter sagrado do número sete entre os judeus. Seja como for, o ciclo semanal de sete dias propagou-se inicialmente para oriente e só bastante mais tarde chegou ao ocidente, encontrando-se hoje praticamente incorporado em todos os calendários, como ciclo regulador das atividades laborais.

Mas, deixando de lado divisões tão complexas a respeito do tempo, o que quero dizer é que não se pode negar, que quem teve a ideia de fatiar o tempo em pedaços, a que se deu o nome de ano, foi um camarada genial, pois industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses é suficientemente capaz de fazer qualquer ser humano se cansar, e entregar os pontos, e aí vem um novo ano, e temos o milagre da renovação, onde tudo recomeça com outro número, e uma nova contagem.

O ano de 2020 já ficou para trás, e agora passamos a acreditar que em 2021, tudo será diferente.

Sendo assim para você, que como eu tem fé na renovação, desejo que tenhas seu sonho realizado.

Que tenhas aquele amor tão esperado, e com ele a esperança renovada.

Desejo para você, todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar.

Desejo ainda, que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida.

Enfim, gostaria de lhe desejar tantas coisas boas da vida, mas nada seria suficiente. Então desejo apenas que você tenha muitos desejos, e que mesmo sendo eles grandes, que possam te mover a cada minuto, rumo à felicidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?