CapivariNotícias

Obra para implantação do sistema de desidratação de lodo da ETA I continua

Obra para Implantação do Sistema de Desidratação de lodo da ETA I continua
Imagem aérea da Estação de Tratamento de Água I (Foto: Divulgação/Saae Capivari)

A implantação do sistema de desidratação de lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA I) continua em Capivari. Segundo a autarquia, aproximadamente 40% da obra está concluída.

O lodo é um subproduto do tratamento de água, gerado na ETA, formado por sólidos e imponderados químicos, constituindo uma massa de partículas orgânicas e inorgânicas, densa e viscosa.

O engenheiro ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari (Saae), Caio Kerches, explica que a autarquia projetou este sistema que não permite mais o lançamento direto de águas de lavagem da ETA nos cursos da água.

“Com este sistema podemos recuperar a água empregada na lavagem fazendo com que a mesma retorne ao processo de tratamento, separando o sólido do líquido”, destaca Caio.

O contrato junto a empresa, Arion – Engenharia e Construção Eireli – EPP, permite a implantação de um tanque de equalização e decantação, estação elevatória de recirculação, estação elevatória de descarte de lodo, uma unidade de desidratação de lodo e os equipamentos hidráulicos e hidromecânicos.

“Com a implantação deste sistema o Saae estará atendendo as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que não permite mais o lançamento direto de águas de lavagem dos filtros e decantadores nos corpos d’água da bacia do rio Capivari”, explica José Luiz Cabral, superintendente do Saae Capivari.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, o Saae é uma potência para o desenvolvimento econômico e ambiental de Capivari.

“Acompanho de perto o trabalho desenvolvido por toda a equipe do Saae na busca por novos investimentos para aprimorarmos cada vez mais o saneamento básico e, consequentemente a qualidade de vida de todos os capivarianos”, reconhece.

Estão sendo investidos na implantação deste sistema cerca de R$ 2,8 milhões, incluindo a contrapartida do Saae, no valor de R$ 455 mil.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?