NotíciasRegião

Oficinas do Interfoto 2019 terão como temática fotografia analógica, digital e processos de impressão

Oficinas do Interfoto 2019 terão como temática fotografia analógica, digital e processos de impressão
Fotografia 1: Eduardo Ribeiro (@e_ribeirophotos)

Um dos destaques será a oficina de Colódio Úmido, a qual será ministrada por Alex Gimenez e Renan Nakaro

Aguardadas pelos participantes do festival e escolhidas a dedo pela equipe organizadora, as oficinas do Interfoto 2019 terão como temática a fotografia analógica, digital e diversos processos de impressão, alguns históricos.

Carlos Rincón, por exemplo, dará aulas de fotografia básica e uma oficina da técnica de impressão alternativa Gumoil. Paulo Frederico, da Weprint!, realizará uma oficina de impressão Fine Art! e Yago Moreira, outra utilizando a técnica da Cianotipia.

Já Dani Sandrini apresentará suas fotografias impressas usando produtos orgânicos (como açafrão, beterraba e outros ingredientes naturais) e também reproduzidas em folhas de árvores.

Oficinas do Interfoto 2019 terão como temática fotografia analógica, digital e processos de impressão
Fotografia 2: Amatto Photo

A dupla Renan Nakaro e Alex Gimenez, do Retratista, trarão uma oficina de fotografia de celular e outra sobre a técnica de fotografia com Colódio Úmido, um dos destaques da programação.

“Acreditamos que, para os apaixonados por fotografia, esta oficina surge como uma oportunidade para experimentar e vivenciar, um dos mais importantes processos fotográficos, do século 19, que predominou os modos de fazer imagem por trinta anos (1851-1888), quando então foi substituído pela Placa Seca de Gelatina e posteriormente pelos populares filmes fotográficos da Eastman Kodak”, afirmaram Renan e Alex.

A técnica, totalmente artesanal, foi aplicada pela dupla em 10 imagens da exposição “150 anos da Fábrica São Luiz”, as quais foram reproduzidas também em Fine Art: “Esta exposição é para nós mais do que especial, porque sua temática são registros da Fábrica São Luiz, uma das mais importantes do Brasil, sendo a primeira a vapor do Estado de São Paulo, que surgiu também no século 19, e tem hoje 150 anos de história. Ela surge na época em que o processo fotográfico dominante no mundo era o Colódio Úmido.

Todas as imagens foram produzidas por nós, com a nossa câmera de grande formato 5×7″, centenária da Kodak, modelo 2D. Além dos visitantes verem as ampliações, estarão disponíveis também os negativos, os originais”, explicou Renan.

Sobre participarem pela primeira vez do festival, contaram ter ficado felizes com o convite e por poderem compartilhar conhecimento:

“Esperamos contribuir para o panorama da fotografia brasileira, com este resgate e compartilhamento dos processos fotográficos históricos e, esperamos contribuir para com o InterFoto, seja através da exposição ou dos workshops que ministraremos durante esta edição, com bastante troca de experiências, conhecimentos e afeto. Esperamos que os visitantes sintam-se também inspirados a experimentar, produzir, pensar e compartilhar novos-velhos saberes e fazeres fotográficos!”, concluíram.

Oficina diferenciada

Ana Angélica Costa, da Casa de Eva, trará uma experiência diferenciada em sua oficina. Realizará com os participantes do Festival, uma vivência das imagens invertidas, dentro de uma Câmara escura construída em grande tamanho.

Festival

O Interfoto 2019 será realizado em Itu (interior paulista) de 18 a 21 de julho. Terá três eixos: técnico, artístico e temático. Diversas atividades integrarão a programação, dentre elas variadas exposições, caminhadas fotográfica, debate, varal fotográfico, colagem de lambe-lambe entre outras.

O festival terá como local principal novamente a Fábrica São Luiz, porém serão realizadas atividades também em outros espaços. Nesta edição, o Interfoto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e conta novamente com o patrocínio da Canon, Canson e Antares Imagem. Há também apoio de diversas empresas.

Serviço

Interfoto 2019
De 18 a 21 de Julho – Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – Centro – Itu/SP
Programação completa disponível em www.interfoto.com.br

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?