Economia

Oito estratégias vencedoras para construir um negócio de sucesso

Rodolfo Vasconcellos - Divulgação
Rodolfo Vasconcellos – Divulgação

Abrir, administrar e manter um negócio perene é um grande desafio para empreendedores. Ok, mas o que é preciso para ter sucesso no mundo dos negócios de hoje? O que é necessário para que o negócio cresça e prospere diante de tantos desafios?

Para início de conversa, você precisa ter um produto ou serviço que seja desejado, ou necessário para seus clientes, e seu produto ou serviço precisa ser oferecido por um preço justo e adequado. Se quiser cobrar mais que seu concorrente, ofereça mais para seus clientes. Só estamos começando. Para ter um negócio de sucesso, leia e pratique estas oito estratégias, ou dicas, como quiser, para o crescimento sustentado e perene do seu negócio. Veja quais são suas oportunidades de melhoria, dê atenção a estas áreas específicas, e então veja seus negócios expandirem:

1) Foco no cliente

A primeira estratégia é a principal de qualquer negócio, o foco no seu cliente e em sua jornada. Se seu propósito dos negócios é obter lucro, melhor mudar sua mentalidade. Manter o foco no cliente é conhecer verdadeiramente seu cliente, desenvolver estratégias eficazes para atrair clientes potenciais, converte-los em clientes, agregar valor para eles e fidelizá-los. O que você faz ou deixa de fazer, está diretamente relacionado a quantos clientes satisfeitos você tem e quantos voltam. Você precisa ouvir seus clientes e se envolver em sua experiência de compra, para elevar o nível de satisfação deles;

2) Demonstre sua paixão e entusiasmo

Vender é uma arte, uma profissão, não um passatempo. Empreendedores e vendedores precisam demonstrar seu entusiasmo e sua paixão por seus produtos ou serviços, bem como por seus clientes. Os clientes sentem isso, faça o teste. Problemas existem, mas todo o time de vendas precisa demonstrar otimismo e paixão, procurar o lado positivo em todas as situações e aprender a lição em tudo o que der errado. Manter o foco no futuro, no positivo e na solução.

3) Seja objetivo

Para prosperar seu negócio, o empreendedor precisa estar de alguma forma presente no dia a dia da operação, e participar ativamente de sua administração. Um empreendedor nunca pode ter medo de fazer as pequenas, ou as grandes tarefas. Tudo é notado, então a atenção aos detalhes é imprescindível.

4) Tenha uma vantagem competitiva

Se você não tiver uma, crie. A concorrência é importante para te tirar da zona de conforto e a diferenciação é a chave para a venda bem-sucedida. Se você vender mais do mesmo estará frito, conte os dias para encerrar suas atividades! Qual sua proposta única de venda? O que diferencia você da concorrência? O que você faz melhor do que seus concorrentes? Pode ser seu produto ou serviço, seu atendimento, sua marca, sua localização, mas na maioria das vezes é você mesmo. Quando os clientes pensam em qualquer negócio, geralmente pensam nas pessoas que o compõem e, principalmente, no proprietário.

5) Busque sempre ser o melhor

Empreendedores de sucesso estão sempre buscando a excelência, a alta performance de sua equipe e a elevação da ‘auto performance’. Querem ser sempre os melhores em qualquer coisa que fizerem. E querem ter e manter um time vencedor ao seu lado. Ser o melhor é estar em constante movimento, trabalhando mais, melhor e mais rápido. Ser o melhor também é querer aprender mais, buscar a autoconsciência e o autodesenvolvimento.

6) O que não é medido não é melhorado

Ao montar sua estratégia de negócios, os empreendedores de sucesso devem sempre se concentrar em indicadores de vendas, receitas e no fluxo de caixa. Precisam saber todos os dias quanto dinheiro está entrando no caixa da empresa. Concentre-se no seu lucro líquido, não no seu lucro bruto. Isso oferece uma visão realista do seu negócio. Procure “idealizar o seu negócio”, – pense em como seria seu negócio perfeito e descubra o que você precisa fazer para criá-lo.

7) Avalie seu sucesso

Cada um define o sucesso de uma maneira completamente diferente do outro. A melhor medida para o sucesso será você gostar verdadeiramente do que faz. Esse é o sucesso final. Em seguida, você deve atingir suas metas e objetivos de forma consistente, isso mostra que você sabe o que está fazendo.

8) Ame verdadeiramente tudo o que fizer

Por último, a cereja do bolo. Você deve amar seu produto ou serviço e deve amar seus clientes. Quando você cuida do seu negócio com amor seus clientes sentem retribuem por seu empenho e dedicação. Se você fizer tudo isso, não poderá deixar de ser bem-sucedido.

Todas essas dicas para o crescimento de um negócio de sucesso são importantes. Ter seu próprio negócio é desafiador, e também muito gratificante. É importante planejar e definir suas metas e objetivos de longo prazo.

Por Rodolfo Vasconcellos – Coach, partner da Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em elevação de performance de pessoas e times e maximização de resultados de negócios, Analista Comportamental Advanced Insights Profile e Empreendedor.

E-mail: [email protected]

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar