CapivariNotícias

Oportunidades em nível técnico preparam para o mercado de trabalho

De 12 a 28 de novembro, estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo do
Instituto Federal para ingresso no primeiro semestre de 2013, no campus de Capivari.

As vagas oferecidas pelo IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) são para técnico em manutenção e suporte em informática, e o curso técnico em Química, ambos no período noturno com limite de 40 vagas.

A duração mínima dos cursos é de 4 semestres, com modalidade concomitante ou subsequente, ou seja, para pessoas que concluíram o ensino médio e para estudantes que já concluíram pelo menos o 1º ano do ensino médio.

Para se inscrever basta acessar o site www.ifsp.edu.br/vestibular, preencher corretamente o formulário e quitar a taxa de inscrição (R$ 35,00). Os candidatos carentes de recursos financeiros podem solicitar isenção da taxa até o dia 14 de novembro.

Provas

A prova será realizada em uma única data, dia 16 de dezembro de 2012, às 13h, com duração de quatro horas. A avaliação será composta por 50 questões.

Cotas

Metade das vagas ofertadas serão reservadas para candidatos que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública. Dentro deste percentual de 50%, estão reservadas vagas para candidatos com renda per capita (por cabeça) familiar bruta menor que 1,5 salário mínimo (R$ 933,00), e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, requisito válido também para candidatos com renda per capita familiar bruta maior que 1,5 salário mínimo.

Cursos

O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica desses componentes. Instala, configura e desinstala programas e softwares básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de backup e recuperação de dados. Orienta os usuários na utilização de softwares. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços.

O Técnico em Química atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em observância as normas técnicas e de segurança. O profissional pode atuar em indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental, entidades de certificação de produtos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?