Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

Oração tem poder; o juiz e a viúva

“Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos.” Victor Hugo, romancista francês e ativista pelos direitos humanos

Oração traz respostas de Deus, e “tudo o que com fé pedirdes em vossas orações, haveis de receber” – uma linda afirmativa da fé de Jesus. (Mateus 21:22)

Tudo o que pedir em oração, creia que receberá, porque a prece traz intimidade com Deus e ela move o céu.

Segundo o apóstolo Paulo “a oração dá poder para vencer o mal” (Efésios 6:12-18); “a oração santifica” (I Timóteo 4:5).

A prece é um poderoso antídoto às angústias humanas, à depressão e aos temores vãos; ela inclusive nos traz o poder de Deus, quando a usamos como recurso terapêutico na aplicação de energias magnéticas e espirituais/passe espírita. (Atos 4:31)

A prece é um pensamento, uma energia que tem força desconhecida ainda para nós; não precisa de um lugar específico para ser feita, porque toda rogativa é ouvida na espiritualidade; e sua ação tem alcance para quem faz e para outrem, seja aqui ou para aqueles que já faleceram.

E na petição que fazemos a Deus, a Jesus ou aos bons espíritos, podemos pedir, agradecer e louvar. Bezerra de Menezes afirma que devemos nos cuidar nos momentos de alegria e paz, como de desprazer, dor ou revolta, porque quando estamos orando, todos os pedidos são escutados, inclusive os infelizes.

Com Jesus aprendemos que o sacrifício exigido na oração é de reconciliação, humildade e de prática do bem. É o sacro ofício de fazer o bem ao alcance de cada um.

Jesus, para mostrar que devemos orar sempre e nunca desanimar, conta uma parábola, dizendo: “Havia em certa cidade um juiz, que não temia a Deus, nem respeitava os homens. Havia também naquela mesma cidade uma viúva que vinha constantemente ter com ele, dizendo: ‘Defende-me do meu adversário’”.

Continua Jesus: “Ele por algum tempo não a queria atender; mas depois disse consigo: ‘Se bem que eu não tema a Deus, nem respeite os homens, todavia, como esta viúva me incomoda, julgarei a sua causa, para que ela não continue a molestar-me com as suas visitas’”.

Diante dos discípulos e seguidores, Jesus diz: “Vocês ouviram o que disse este juiz injusto. Ora, não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite?“ (Lucas 18:1-7).

Estudo cientifico publicado recentemente sugere que meditar e orar por apenas 30 minutos por dia, durante oito semanas, pode aumentar a densidade de massa cinzenta em regiões do cérebro associadas à memória, estresse e empatia.

Mostrou também que a meditação e o estado de prece apresentam benefícios como: regular o ritmo respiratório e o ritmo cardíaco; aumentar o fluxo de sangue para as células; reduzir o nível do hormônio cortisol; níveis mais profundos de relaxamento e bem-estar; excelente terapia para pessoas com pressão alta; redução da ansiedade e do estresse. (1)

(1) Fevereiro/2011, revista Psychiatry Research: Neuroimaging.
Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA
Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?