NotíciasRegião

Orçamento 2013 do Governo de São Paulo prevê recursos para reservatórios nas Bacias PCJ

Representantes do Consórcio PCJ e dos Comitês PCJ, se reuniram no dia 26 de dezembro de 2012, com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni, em reunião em seu gabinete, em São Paulo – Capital. O secretário informou que o orçamento do Estado de São Paulo, para 2013, contempla recursos visando à construção de dois reservatórios para as Bacias PCJ, localizados nos rios Camanducaia e Jaguari. Os recursos cobrem os custos com os projetos executivos, para as atividades preliminares técnicas e de licenciamento, ações sequenciais aos projetos básicos, já em fase final de elaboração e para desapropriações.
Estiveram presentes à reunião o Superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), Alceu Segamarchi, do presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, cargos esses exercidos por ele até 31 de dezembro, e do vice-presidente do Programa de Monitoramento Hidrológico do Consórcio PCJ e presidente naquela ocasião da SANASA/Campinas, Marco Antônio dos Santos, além de diversos técnicos.
O encontro foi demandado pelo então presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini, solicitando conhecer o atual estágio do processo dos reservatórios. Participaram, também, da reunião o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, Paulo Tinel, da SANASA, representando o grupo de eventos extremos e barragens do Consórcio PCJ, Luiz Roberto Moretti, Diretor do DAEE-BMT e Secretário Executivo dos Comitês PCJ, além de outros técnicos da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e do DAEE.
Segundo o secretário executivo do Consórcio PCJ, a informação é extremamente positiva, pois, além de ser uma importante obra para a garantia hídrica da região, mostra o comprometimento do Governo do Estado, das Bacias PCJ e da sociedade com a causa. “Esses dois reservatórios representarão um acréscimo de 7 m3/s de água para a Bacia PCJ, favorecendo uma região com disponibilidade hídrica crítica, com níveis em estiagem, abaixo de países desérticos, como a região do oriente médio”, comentou Lahóz.
Ao final, o prefeito Barjas julgou a reunião produtiva pela atualização das informações das ações e resultados por parte do Estado e das Bacias PCJ, buscando-se um cronograma comum, ressaltou da necessidade da de se prestarem esclarecimentos periódicos sobre todas as atividades e resultados, mantendo-se a comunidade informada e participativa, uma vez que está sendo procurada a garantia da sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ.
O vice-presidente do Consórcio PCJ, Marco Santos, também fez algumas consultas ao secretário Giniboni sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, prevista para 2014, sendo esclarecidas as diversas etapas desse que será um amplo e transparente processo de estudos e negociação, ficando evidente que a garantia da sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ e do Alto Tietê está na mais elevada prioridade do Governo do Estado e do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos paulista.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?