Opinião

Os “caipiras” agora são paixão nacional

Claubijeine Rojas é jornalista, bacharel em Direito e diretora de Comunicação da Câmara Municipal de Capivari (Foto: Arquivo pessoal)

Conquista do A2 pelo Capivariano e acesso à primeira divisão soma-se à vitória do Ituano sobre o Santos e eleva os times do interior à elite do futebol nacional

Por Claubijeine Rojas

As manchetes dos principais jornais do país, a imprensa especializada e quase todos os meios de comunicação brasileiros foram invadidos pelo cheiro do bolo de fubá, do café com leite e da polenta no fogão à lenha, com a ascenção dos clubes de futebol do interior paulista à elite do futebol nacional.

O Leão da Sorocabana, que até há alguns meses gozava de pouco prestígio junto ao futebol brasileiro, manteve a liderança na Série A-2 do Campeonato Paulista. O Leão fez a Terra de Poetas e de Tarsila do Amaral vibrar ao ascender à Série A-1, garantindo a vitória no campeonato, num jogo considerado espetacular pelos críticos de plantão. A vitória sobre o Itapirense, por 3 a 1, arrancou lágrimas da torcida e de toda a população da região, que se uniu num só coração para torcer pelo futebol do interior.

Nesse mesmo interior, bem próximo 44 Km da terra do Leão, o Galo cantou mais alto com a vitória do Ituano sobre o Santos, nos pênaltis, por 7 a 6. O bicampeão do Paulista da série A-1 era mais um clube com pouco prestígio. Por isso, uma vitória inédita para os Galos de Itu, que se viram no épico Davi contra Golias e, numa brilhante partida, derrotaram o gigante Santos.

Inédito ainda, porque esses “davis” são os clubes cujos jogadores e toda a equipe técnica têm as menores folhas salariais do futebol. Certamente, os menores apoios financeiros para chegar ao tão sonhado título. Os prêmios pagos aos clubes equivalem a mais de seis meses de salário.

Para o interior paulista, a vitória dos dois clubes nas séries A-1 e A-2, pintam o cenário da bola com cenas bucólicas. Nesse cenário, o matuto, o peão, a gente simples do pé da serra, dos campos e das pastagens, soube construir a história e retratá-la em suas pinturas e poesias. O Leão e o Galo se preparam, pois em 2015, o povo do interior vai aos estádios torcer pelos seus clubes, que irão brigar com os clubes da alma e do coração. E será como dividir esse coração, ou o colo de um pai, entre seus filhos. Os Leões e os Galos verão seu Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, jogando em casa. E aí, terão que dividir o coração, mas garantir um só grito de amor pelo time da terra.

A alegria será sempre contagiante e o chão do interior vai parar para a elite do profissional brilhar em sua terra, de um jeito caipira, que agora, é paixão nacional e até internacional. Os jogos do campeonato paulista da Série A-1 serão transmitidos ao vivo pela televisão para mais de 190 países.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?