CapivariMombucaRafardRegião

Os costumes asiáticos podem mesmo impedir a obesidade?

15/03/2017

Os costumes asiáticos podem mesmo impedir a obesidade?

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Como explicar o fato surpreendente de que apenas 3,7% da população japonesa estar acima do peso, enquanto no Brasil, este índice sobe para impressionantes 17, 1%? Os fatores são diversos, não acredite que seja apenas genética… É preciso vontade política e uma cultura nutricional.
Você sabia que cada alimento é estudado pelos estudantes japoneses, desde o início da cadeia alimentar até o cultivo, a composição nutricional e a melhor maneira de se comê-lo (utilizando conceitos históricos, biológicos e químicos para explicar)? Não é a toa que a educação na terra do sol nascente é tão completa e avançada.
Além disto, empresas japonesas costumam medir a circunferência abdominal – importante para o sistema cardíaco e circulatório, fator praticamente ignorado no Brasil – de seus funcionários. Caso ela exceda o considerado saudável, a empresa estimula o funcionário a se exercitar (no horário do trabalho) e lhe concede benefícios quando ele consegue atingir as metas adequadas.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

É praticamente impossível ver algo parecido por aqui, as iniciativas são sempre no âmbito individual. E a melhor maneira de conseguir viver com saúde, além dos inevitáveis exercícios físicos, é através de um controle na alimentação. A nutrição não pode limitar-se a apenas sabor e deve englobar as gorduras saudáveis, as proteínas, os legumes, enfim, tudo precisa ser considerado.
Uma prova de que é possível sabor e saúde caminharem juntos é a proliferação dos restaurantes japoneses, sejam eles os tradicionais ou as temakerias, hoje tão populares. A imigração japonesa tornou possível aos brasileiros o consumo de alimentos extremamente saudáveis como os sushis e sashimis, o que demonstra que uma mudança na alimentação é possível. Brasileiros, inclusive, adoram uma novidade vinda de fora.
Como São Paulo foi o destino para a maioria dos imigrantes japoneses, este tipo de culinária só existia nesta região. No entanto, graças ao crescimento de empresas de delivery como PedidosJá, tal cozinha encontra-se amplamente disponível em todo o Brasil. Além disso, como o sushi é um prato muito popular e pode ser entregue facilmente, as pessoas já estão mudando a maneira como o consomem, e muitos têm dado preferência a ele, ao invés das altamente calóricas batatas fritas e pizzas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?