Rafard

“Os desafios são grandes e as necessidades da população são muitas” diz prefeito de Rafard

17/02/2017

“Os desafios são grandes e as necessidades da população são muitas” diz prefeito de Rafard

Passados pouco mais de 45 dias de governo, Uil Maia fala sobre conquistas e mudanças na administração pública de Rafard
Prefeito Uil Maia disse que vai resolver as prioridades emergenciais para depois apresentar as propostas; limpeza pública e Saúde são as mais urgentes (Foto: O Semanário)
Prefeito Uil Maia disse que vai resolver as prioridades emergenciais para depois apresentar as propostas; limpeza pública e Saúde são as mais urgentes (Foto: O Semanário)

RAFARD | Ilson Donizete Maia, mais conhecido como Uil Maia, assumiu a Prefeitura de Rafard com difíceis propostas de governo a serem cumpridas, como a reabertura da Unidade Básica de Saúde no período noturno, prestando atendimento 24h, a construção de um novo Centro de Saúde da Família no bairro Popular e vencer a atual crise financeira vivida pela maioria dos municípios brasileiros.
Para entender melhor as propostas e as ações já realizadas nos 45 dias de governo, Maia concedeu entrevista exclusiva ao jornal O Semanário. Confira:

O Semanário – Com as grandes responsabilidades atribuídas ao gestor municipal, planejamento, coordenação, controle e a avaliação de suas prerrogativas, como você tem trabalhado nestes 45 primeiros dias de Governo para formar o plano de administração?

Uil Maia – O primeiro passo foi visitar todos os departamentos e avaliar o que precisa ser feito para atender bem a população em cada um dos serviços. Pedi para os diretores de cada pasta que apresentasse a situação de cada setor, e aí vamos passo a passo tomando as medidas necessárias. Nestes 45 dias de trabalho, ainda estamos vendo de perto a situação, e fazendo as mudanças necessárias.

O Semanário – Para cumprir bem a missão de zelar por direitos fundamentais do cidadão, como as áreas da saúde, educação, moradia e segurança da população, quais as medidas adotadas para o melhor desempenho desses setores?

Uil Maia – Na Saúde foram comprados remédios que estavam faltando na Farmácia, foram contratados dois funcionários do Processo Seletivo que foi feito pela gestão passada e visitamos a Unidade de Saúde para ver o que é urgente nos serviços. Na Educação nós fizemos o Processo Seletivo de urgência para ter todos os professores na Rede já no primeiro dia de aula, e estamos acertando as vagas nas creches para não deixar de atender as crianças. Na Segurança, nós tivemos reunião com a Guarda Civil para ampliar as rondas, principalmente nas escolas. Agora, em moradia, nós temos as casas populares que estão sendo feitas pela CDHU, que nos passou que o prazo para a entrega será até junho de 2018.

O Semanário – Nas duas primeiras semanas do ano, diversos serviços de limpeza e melhorias foram realizados pela administração municipal em Rafard. Esses serviços terão um cronograma fixo para a população?

Uil Maia – Sim, na parte dos entulhos vamos ter o cronograma com as datas fixas, mas no momento estamos coletando entulhos quase todos os dias. Isso porque primeiro estamos limpando toda a cidade e aí sim vamos ter as datas fixas para o entulho. Já as melhorias serão gradativas e por prioridades, por exemplo, nas escolas e creches municipais nós estamos com a equipe trabalhando para atender aos alunos. A capinação e limpeza geral, nestes primeiros meses, ainda vai ser intensa, pois pegamos a cidade com muitos pontos de mato alto.

O Semanário – O novo time de secretários escolhidos estão preparados para uma gestão atualizada, eficiente e conhecedora das informações relevantes para enfrentar os desafios do cotidiano de Rafard?

Uil Maia – Nós acreditamos que sim, e para isso tenho acompanhado de perto o trabalho de nossos diretores e chefes de departamentos. Todos estão trabalhando em equipe e vamos ter ainda muitas mudanças. Estamos buscando fazer o melhor com o que é possível, e mesmo com orçamento apertado, procuramos estudar as prioridades e fazer um bom trabalho. E além disso, acredito que sempre temos que avaliar o trabalho da nossa equipe e juntos encontrar as soluções para as dificuldades que não são poucas.

O Semanário – O início da gestão municipal é caracterizado como o mais importante com muitas reuniões e muito trabalho para estruturar a equipe do novo governo, elaborar o planejamento estratégico e definir o programa de governo. Em 30 dias de governo, quais foram as dificuldades encontradas e o que precisou ser mudado com urgência pela sua administração?

Uil Maia – Tivemos problemas urgentes para resolver, como o problema em um dos poços de abastecimento de água, que no final de ano faltou água na casa de muitos moradores. Já na primeira semana, fizemos um serviço de urgência, com economia e mão de obra barata. Nestes 45 dias de Governo, foram encontradas muitas dificuldades, como a falta de mão de obra para a limpeza, o gasto com a rescisão dos funcionários da gestão passada, que chegou a quase R$ 110 mil, os problemas na Saúde, como a falta de medicamentos, que já fizemos o pedido de compra, entre outros. Por isso foi preciso resolver primeiro estas urgências e agora começar a colocar as nossas mudanças em prática.

O Semanário – Administrar um município, seja ele o menos ou o mais desenvolvido, significa uma árdua tarefa para prefeitos que assumem pela primeira vez este posto, por mais preparado que esteja para atuar. Como você pretende vencer a atual situação econômica sem que os serviços essenciais sejam atingidos?

Uil Maia – A primeira atitude é o corte de gastos, vendo de perto onde e o que podemos enxugar nas despesas. Estamos fazendo isso em todos os departamentos. A atual situação econômica não é mesmo boa e a situação financeira da Prefeitura hoje é complicada. Para vencer esta crise e oferecer o serviço essencial para a população nós vamos focar nos serviços principais, como na Saúde, na limpeza pública e na recuperação de veículos. Um outro passo é buscar recursos no Governo Federal e Estadual para investir em obras e projetos maiores para Rafard.

O Semanário – Qual sua conquista mais significativa para Rafard no primeiro mês de Governo?

Uil Maia – Nesse começo de mandato ainda é muito difícil falar da conquista mais significativa, mas tivemos aí serviços que já estavam bem esquecidos na cidade. Um deles é a limpeza e a coleta de entulho, que hoje já é visível que está bem melhor. Nós estamos limpando a cidade inteira, e foi nosso primeiro passo quando chegamos na Prefeitura. Também na primeira semana, resolvemos o problema em um dos poços de abastecimento de água, que ficou o fim de ano parado, por causa da ação de vândalos que roubaram a fiação. Acredito que os primeiros passos é arrumar a casa e focar nas melhorias mais urgentes.

O Semanário – Quais as prioridades daqui para frente?

Uil Maia – Vamos trabalhar pra continuar a limpeza na cidade, temos uma grande campanha contra a Dengue programada para o dia 24 de fevereiro e já pedi o levantamento para fazer os serviços nos veículos que estão parados. Na Saúde estão chegando os remédios que faltaram e uma nova licitação já está em andamento pra compra de mais medicamentos. Na Educação, nós vamos precisar contratar mais funcionários pra conseguir atender as crianças nas creches. Vamos dar uma atenção para Itapeva no problema da água lá no bairro, que eles precisam comprar água potável ou contar com o caminhão da usina pra ter água em casa. Um passo importante também vai ser os contatos com o Governo Federal e o Estadual pra começar a vir os recursos para Rafard.

O Semanário – Como está a sua relação com os governos do Estado e Federal? Eles são uma opção para vencer o momento?

Uil Maia – Sim, temos uma ótima relação com os Governos Estadual e Federal. Mês passado tivemos aqui a visita do deputado Chico Sardelli, que além de apoiar nossa cidade é um amigo pessoal. Já fizemos vários pedidos e estamos com agendas marcadas com outros deputados para levar nossos pedidos de melhorias. É sim um caminho para vencer este momento difícil de crise e de arrecadação baixa. Com o Governo Federal também estamos buscando recursos e em breve vamos agendar uma visita em Brasília, para levar nossos projetos aos Ministérios.

O Semanário – Já há uma data planejada para abertura 24h da Unidade Básica de Saúde?

Uil Maia – Nestes primeiros trinta dias nós fizemos algumas mudanças na Saúde. Primeiro precisamos acertar muitas coisas, como o quadro de funcionários, os remédios e a documentação necessária para reabertura da Unidade de Saúde. Nós temos o nosso compromisso e vamos seguir todos os passos para isso. Antes vamos fazer as melhorias urgentes e, então, seguimos para abertura 24 horas.

O Semanário – Como está o andamento das obras do novo conjunto habitacional no bairro Popular? Há uma previsão de entrega?

Uil Maia – As obras das casas populares já foram retomadas e são de responsabilidade da CDHU. Nós não podemos interferir nas obras e a previsão, segundo a informação que tive do Governo do Estado, é que a entrega das casas será em junho de 2018, ou seja no ano que vem. Nós pedimos mais agilidade no ritmo das obras e vamos acompanhar de perto.

O Semanário – As chuvas castigaram o asfalto das ruas no mês de janeiro. Qual a previsão para uma operação tapa buracos na cidade?

Uil Maia – Sim, as chuvas causaram estragos em vários pontos da cidade. Já estamos buscando parcerias para ter a massa asfáltica para Operação Tapa Buraco e também vamos fazer um levantamento de custos para estes serviços. Outras medidas são os projetos de recape que já encaminhamos os pedidos para os nossos deputados parceiros.

O Semanário – O que a população rafardense pode esperar do seu Governo para os próximos meses?

Uil Maia – Pode esperar muito trabalho e compromisso com a cidade. Com pouco recursos, nós estamos trabalhando pra melhorar os serviços que a população precisa. Nos pontos principais que precisam de atenção, nós estamos acompanhando de perto pra fazer a administração caminhar. Em todas as áreas é preciso fazer investimentos e melhorias. Em boa parte dos serviços, nós já vamos conseguir avanços, em outras vamos precisar de mais tempo, e com isso vamos administrando junto com os moradores.

O Semanário – Deixe suas considerações finais.

Uil Maia – Agradeço a oportunidade que o jornal O Semanário nos dá de falar nestes primeiros dias de mandato e quero dizer que os desafios são grandes, as necessidades da população são muitas e a Prefeitura não tem a arrecadação suficiente pra fazermos tudo de uma única vez. Por isso, estamos trabalhando para atender os serviços principais e com certeza vamos fazer o nosso melhor pra Rafard. Temos pela frente um longo caminho e gostaria de dizer para os rafardenses que o nosso trabalho está comprometido com o melhor para a cidade, mesmo com tantas dificuldades, nestes 45 dias muito já foi feito e vamos seguir adiante em nosso objetivo de melhorar Rafard.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?