Geral

Os discos voadores. Em entrevista

denizart fonseca colunista
Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário (Foto: Arquivo)

Um dos mais dedicados pesquisadores foi o jornalista João Martins, repórter da Revista O Cruzeiro do Rio de Janeiro, que, em 1952 ao regressar de uma reportagem na Barra da Tijuca, teve a rara oportunidade de presenciar evolução de um Disco Voador.

Em sua companhia, encontrava-se o fotógrafo Eduardo Keffel, que não perdendo a chance de tirar cinco fotos do aparelho. Que foram posteriormente analisadas pela Força Aérea Brasileira, sendo consideradas autênticas.

Tão convencido estava o então Coronel Aviador João Adil de Oliveira que, na ocasião de uma conferência na Escola Superior de Guerra em 1954, levou os dois repórteres como testemunhos fidedignos da presença dos Discos Voadores nos céus brasileiros.

Entrevistando João Martins em seu escritório, prontamente nos atendeu, se prontificando a responder nossas perguntas, começadas de como encarava o problema dos chamados contatos, com os extraterrestres tripulantes dos Discos Voadores.

“Com reserva e cuidado” máximos, pois uma vez que um contato provado com possíveis tripulantes desses Objetos Aéreos Não Identificados (prefiro essa denominação à de Discos Voadores) cria acontecimentos de importância mundial, razão pela qual, não podemos aceitar qualquer narrativa desse gênero sem grandes provas que o corroborem.

O assunto é muito sério para que o encaremos levianamente, não devendo deixar que nele prevaleça à imaginação, o misticismo, fanatismo nem o desejo de publicidade. O estudo desses casos, assim como o de todos os outros, deve seguir uma linha rigorosa de objetividade, tanto possível, de investigação científica.

Dos muitos episódios conhecidos e divulgados de contatos com tripulantes ainda não encontrei nenhum que pudesse ficar acima de dúvida, que pudesse ser aceito sem reservas. Isso não quer dizer que considero todos os que trazem tais testemunhos, como mentirosos ou mistificadores. “Mas, embora algum ou alguns estejam falando verdade, nenhum ainda, apresentou as necessárias e suficientes provas para definitivamente me convencerem”.

Deste modo, para João Martins, o problema dos contatos, carece de provas mais convincentes, justamente o que falta aos ditos contados isolados, uma vez que teriam os pesquisadores pura e simplesmente o depoimento da testemunha.

Em realidade, a maioria dos que pesquisam o problema tem considerado o caso dos contatos, em plano secundário, mesmo porque, salienta Martins, a investigação necessita ser séria e objetiva. (Segue)

Cidadania

Uma boa surpresa! O prefeito de Capivari, cumprindo a promessa de uma total recapagem no asfalto em sua cidade, nos beneficiou recuperando ao da ponte que nos liga com a Avenida Pio XII. Penhoradamente agradecendo estamos, em nome da população rafardense.

Aproxima-se o mês das eleições. Você já fez um levantamento na ficha dos elegíveis, analisou-lhes os méritos e deméritos que os considerem capacitados a dirigirem o destino da Cidade Coração, proporcionando-lhe ordem para obter progresso?

O voto é uma grande força com a qual o povo pode adquirir – sabendo usá-lo com consciência e responsabilidade – tudo de bom ou o oposto. A sua escolha certa certamente irá colaborar para que seja eleito um cidadão que patrioticamente ame este acolhedor e querido pedaço de chão. É isso.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?