Capivari

Outubro Rosa: Saúde alerta sobre prevenção do câncer de mama

Campanha terá início neste mês e seguirá até novembro; confira datas e locais das coletas e exames

De 5 de outubro a 9 de novembro, a Secretaria da Saúde promove a “9ª Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero” nos Postos de Saúde de Capivari. A iniciativa, conhecida como “Outubro Rosa”, remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama.
Mulheres que queiram participar deverão realizar a prevenção de segunda-feira a sexta-feira, nos Postos de Saúde do centro e dos bairros Padovani, Castelani, Porto Alegre, São João, Engenho Velho e Santa Rita.
Aos sábados, os locais de coletas e exames serão: Centro de Saúde e Posto de Saúde do Padovani (nos dias 5/10, 19/10, 26/10 e 09/11, das 8h às 12h), Posto de Saúde do Castelani (no dia 5/10, das 8h às 12h), Posto de Saúde do Porto Alegre (no dia 19/10, das 8h às12h), Posto de Saúde do Engenho Velho (no dia 26/10, das 8h às 12h) e Posto de Saúde do São João (no dia 9/11, das 8h às 12h).
O exame preventivo do câncer do colo do útero – conhecido popularmente como exame de papanicolau – é indolor e eficaz. Para garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao procedimento e não submeter-se à avaliação durante o período menstrual.
Causas
As causas do câncer de mama são desconhecidas. O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa.
Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em baixa quantidade, que gera um aumento moderado do risco de câncer de mama. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame das mamas, o exame clínico e a mamografia.
Serviço:
Secretaria da Saúde
Rua Padre Haroldo, 553, centro
(19) 3492-8200

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?