CapivariNotícias

Pacientes esperam solução na fila da cirurgia de Catarata

28/10/2016

Pacientes esperam solução na fila da cirurgia de Catarata

Secretaria de Saúde afirma que atendimento começa no final de novembro; número de casos à espera da cirurgia pode chegar a 95
Cerca de 100 pessoas aguardam na fila de espera (Foto: Reprodução)
Cerca de 100 pessoas aguardam na fila de espera (Foto: Reprodução)

CAPIVARI | A fila de espera para as cirurgias de catarata em Capivari foi assunto recente nas Sessões do Legislativo e rendeu uma Moção de Apelo, de autoria do vereador Valdir A. Vitorino e aprovada por unanimidade.
Segundo o vereador, o número de pacientes que precisam de uma cirurgia de catarata está quase perto dos 100 casos na cidade. “Fiz um Requerimento nas sessões anteriores e tem 95 pessoas aqui em Capivari que necessitam desta cirurgia. É preciso, o mais rápido possível viabilizar um especialista para fazer estas cirurgias”, disse Vitorino.
Outros vereadores também falaram sobre o assunto, como o vereador Tetê Borsari. “Só eu conheci mais de 40 pessoas que estão esperando por uma cirurgia de catarata. Muitas delas já perderam a visão, de tanto tempo que estão esperando”, relatou.
Segundo Mateus Scarso, uma moradora de 94 anos está perdendo a visão por conta da catarata. “É uma cirurgia simples que pode trazer de volta a qualidade de vida desta moradora. Este já é um problema que se estende há muito tempo”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o Serviço Municipal de Saúde, a partir do dia 25 de novembro, um novo oftalmologista será contratado pela Santa Casa para realizar 15 cirurgias de catarata por mês. “A seleção dos pacientes deve ocorrer através de uma nova avaliação, determinada pelo grau de urgência e tempo de espera pela cirurgia”, informou o setor.
Sobre o número de pacientes na fila de espera por uma cirurgia e sobre o tempo em que o município vem enfrentando este problema, a Secretaria de Saúde não se pronunciou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?