NotíciasRafard

Padre Edmundo lança livro em Rafard

09/11/2015

Padre Edmundo lança livro em Rafard

Pároco no município entre 1998 e 2001, sacerdote fará lançamento com missa em louvor na matriz seguida de noite de autógrafos
Sete passos para a cura da alma, do padre Edmundo de Lima Calvo, será lançado em Rafard no próximo dia 14 (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Sete passos para a cura da alma, do padre Edmundo de Lima Calvo, será lançado em Rafard no próximo dia 14 (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

RAFARD – O padre Edmundo de Lima Calvo, que foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard, de 1998 a 2001, virá à cidade no próximo dia 14 para lançar o livro Sete passos para a cura da alma. O evento tem início às 18h30, com uma missa em louvor na matriz seguida de noite de autógrafos no pátio em frente à igreja. Atualmente, Calvo é pároco da Paróquia São João Batista Precursor, em Piracicaba.

A obra, publicada pela Editora Paulinas, propõe a cura da alma por meio de valores bíblicos e é resultado de encontros que aconteceram na Capela Santo Expedito, em Rio Claro, quando Calvo foi pároco da Paróquia Bom Jesus. Durante sete semanas, membros da comunidade se reuniram para experimentar o encontro consigo mesmos a partir da espiritualidade e da presença de Deus.

“O livro faz um passeio pela alma humana – alma significa vida –, faz todo um percurso pela alma, pelo interior da pessoa.” Segundo o escritor, que disse ter demorado um mês para elaborar todos os passos, a experiência foi sugerida pelo neurocirurgião, neurologista e psicanalista Antonio Luchesi Filho, que também assinou a apresentação da obra. “É um amigo meu formado em Londres, na Oxford.”

“Primeiro, ele fala sobre o perdão. Nós vivemos numa sociedade muito odiosa, com muita violência, competição, depressão, estresse. Muito eu. A depressão ocorre por causa do ódio; a violência também”, explica o escritor. “Então, antes de a pessoa ir a um consultório fazer terapia, ela precisa se perdoar.” O segundo passo, conta Calvo, é a humildade: “ter humildade no coração”, seguido do acolher.

“Vou dar o exemplo do drogado: ele chegou perto de mim num sábado e falou que queria dinheiro para comprar droga. Eu falei: ‘não dou dinheiro para comprar droga’. ‘Então, pelo menos o senhor me dá um abraço?’, ele me perguntou”, narra o sacerdote. “O abraço é muito importante nesse mundo de hoje, onde as pessoas se olham com indiferença, não se dão bom dia, não conversam mais.”

Edmundo de Lima Calvo é escritor há 15 anos e leva uma vida regrada por suas próprias orientações. Sete passos para a cura da alma é o oitavo livro publicado por ele e já foi lançado em outras cidades da região. Em Rafard, a missa de lançamento será a primeira celebrada pelo padre desde que ele deixou o município. “Vai ser interessante o retorno.” Os exemplares da obra serão vendidos a R$ 10.

“Sempre escrevi quando eu era mais criança, mas eu tinha vontade de escrever livros sobre vários assuntos”, conta. “Escrevi sobre o Dízimo, depois sobre O trilho, que é uma metáfora sobre o caminho para a felicidade íntima, profunda e duradoura”, detalha. “Sou padre, escritor, artista plástico, corredor, maratonista. Pratico esportes, pinto, fotografo, faço o que eu gosto. Então você não entra na depressão.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?