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Pagamento eletrônico de pedágio ficará ainda mais econômico

Governo de São Paulo autoriza empresa formada pelos grupos Ipiranga e Odebrecht a operar nas rodovias estaduais; economia anual com o serviço pode chegar a 67%

A partir de fevereiro, os motoristas de São Paulo passarão a contar com uma nova operadora para pagamento eletrônico de pedágios. Ao todo já são três empresas autorizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, o que fez com que os custos do serviço caíssem até 67% após a abertura do mercado. A entrada de novas operadoras integra a atual política pública adotada pela Secretaria de Logística e Transportes. O objetivo é incentivar a concorrência das empresas para baixar os custos de transporte e aumentar a base de usuários; isso tornará o serviço cada vez mais moderno e eficiente.

A nova operadora, chamada ConectCar, iniciará suas operações no dia 1º de fevereiro de 2013 nas rodovias paulistas e nos estacionamentos conveniados. Um diferencial da nova empresa será a opção de compra de combustível nos postos Ipiranga com os créditos e pagamento pelo próprio tag (chip ou etiqueta eletrônica instalado no parabrisa do veículo) utilizado nas praças de pedágio. Os créditos carregados no tag da ConectCar darão também outras vantagens aos usuários no programa de fidelidade da rede Ipiranga.

Até o ano passado, os usuários das rodovias paulistas que quisessem optar pelo pagamento eletrônico contavam com apenas uma empresa e um plano, com cobrança de R$ 69,56 de taxa de adesão, além de R$ 12,40 de mensalidade. Após a abertura de mercado promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, foram implantados planos com taxa de adesão zero e mensalidades que caíram para até R$ 8,00 – caso do novo plano da Sem Parar; e R$6,00 para planos da DBTrans. Esta última é a segunda operadora autorizada pela ARTESP.

Considerando os descontos obtidos em mensalidades e adesão após a inciativa do Governo, a economia anual chega a R$ 146,36 (67%), conforme a empresa e o plano escolhido. Por exemplo, o usuário que fizer recargas mensais de R$ 50,00 e optar pelo plano “ConectCar Pós Pago” terá uma despesa anual de R$ 72,00 (R$ 3,50 de taxa por recarga). Antes, esse mesmo perfil de usuário gastava mais, pois contava apenas com uma empresa e um plano, com o custo anual de R$ 218,36 – considerando taxa de adesão e mensalidades. A tabela completa os planos das três operadoras – Sem Parar, DBTans e ConectCar está disponível nesse link.

Em fevereiro a ConectCar irá iniciar sua operação na modalidade pré pago, sem cobrança de mensalidades, com o tag disponível em toda rede de postos Ipiranga. A partir de abril a modalidade de plano pós pago também começará a ser oferecida.

ConectCar. A adesão poderá ser feita nos 1.383 postos Ipiranga no estado. Basta fornecer o CPF e a placa do veículo, que o tag será automaticamente registrado na operadora. A partir daí é só realizar uma carga mínima de créditos e sair usando em pedágios e estacionamentos. A carga mínima de crédito é R$ 20 e a máxima R$ 150. Até o final de 2013, a previsão da nova empresa é estar presente em 100% das rodovias no país e em mais de 100 estacionamentos de shoppings.

DBTRANS. Toda a preparação técnica para início de operação desta empresa nas rodovias paulistas já foi concluída. Os equipamentos de leitura de tag e para envio de dados estão instalados nas praças de cobrança. A autorização para operar no Estado foi dada em junho deste ano e o sistema já está pronto para iniciar a operação comercial. A sinalização das rodovias foi alterada e os usuários já podem ver as novas placas nas proximidades das praças de pedágio, com a indicação de Cobrança Automática com o logo Sem Parar e com o logo do Auto Expresso (AE).

Para garantir o início de operação dessa empresa, a ARTESP aguarda apenas o encerramento do processo das assinaturas de contrato entre as concessionárias que administram as rodovias e a DBTrans, para que os usuários que adquirirem o tag possam usá-lo em todas as rodovias pedagiadas do Estado.

A Dbtrans já assinou contrato com as concessionárias Cart, SPMar, Tebe, Via Rondon e Rota das Bandeiras. As negociações com as concessionárias do Grupo OHL (Autovias, Centrovias, Intervias e Via Norte), do Grupo Atlantia Bertin Concessões (Colinas, Triângulo do Sol e Rodovias do Tietê) e do grupo Ecorodovias (Ecovias e Ecopistas), aguardam os ajustes finais de documentação para assinatura dos contratos nos próximos dias.

As concessionárias do Grupo CCR (Autoban, SPVias, Renovias, Viaoeste, Rodoanel) ainda estão em negociação com a DBTrans. A venda dos tags da DBTrans será iniciada 15 dias após a assinatura dos contratos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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