Notícias

Palestra pública em Itu apresenta projeto inédito para apoio a jovens desabrigados

29/04/2016

Palestra pública em Itu apresenta projeto inédito para apoio a jovens desabrigados

Com o tema “Completei 18 anos! E agora?”, abordagem apresentou o projeto da Casa de Apoio e Centro de Capacitação

PORTO FELIZ | Na quinta-feira, 28, foi realizada a palestra pública de lançamento do projeto Casa de Apoio e Centro de Capacitação de Itu, no auditório do Sincomércio da cidade. O evento foi aberto ao público e empresários da cidade e marcou o início dos trabalhos da iniciativa, que oferecerá moradia a jovens que atingem a maioridade nos abrigos para menores e precisam iniciar uma vida, sem qualquer apoio. No Brasil, a realidade de jovens egressos de lares para menores é um problema grave: segundo o Conselho Nacional de Justiça, mais de 2500 jovens de 18 anos tiveram que sair do abrigo onde viviam, apenas em 2015.
A palestra, com o título de “Completei 18 anos! E agora?”, foi apresentada por Cláudia Maria Mariano da Silva, presidente do CMDCA – Itu (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e pelo coordenador do projeto, Claus-Peter O. Willi. Pai de dois filhos adotados, Claus segue fortemente engajado em ajudar as pessoas que crescem longe de um ambiente familiar. “Os jovens que vivem nestes lares, ao passarem a faixa dos 10 anos, já sentem que dificilmente serão adotados por uma família”, explica. “Por isso, além de atuar como lar, criamos um Centro de Capacitação, que atenderá jovens a partir dos 14 anos, proporcionando a eles uma profissionalização necessária para o momento em que atingirem a maioridade”, destaca o coordenador, que lamenta o fato de muitos jovens de 18 anos, ao saírem dos lares onde moram, tornarem-se moradores de rua ou se envolverem com a criminalidade.
Inicialmente, a Casa de Apoio será voltada para dar abrigo a mulheres, que poderão morar no local entre os 18 e 21 anos. “Para as meninas, é ainda mais difícil conquistar uma vida digna, logo aos 18 anos, devido a diversos fatores”, destaca Claus. O coordenador do projeto lembra que a Casa de Apoio e Centro de Capacitação também funcionará como um espaço de convivência comunitária e de fortalecimento de vínculos sociais.
O projeto terá como gestor o Instituto Kairós, e atenderá os municípios de Itu, Salto, Cabreúva, Porto Feliz, Boituva e Indaiatuba através de parceria com o Setor Público – Executivo e Judiciário – e Grupos de Apoio à Adoção destas cidades.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?