Geral

Pão de linguiça e cerveja

Foto: Reprodução internet

Ingredientes:

  • 5 gramas de fermento biológico seco instantâneo
  • 25 ml água (morna; 40-45ºC)
  • 500 gramas de farinha de trigo ( + para sovar)
  • 10 gramas de açúcar cristal
  • 1 ovo
  • 250 ml de cerveja
  • 10 gramas de sal refinado
  • 15 ml azeite
  • 170 gramas de linguiça tipo calabresa (cozida e defumada; ralada ou triturada)
  • Salsinha e cebolinha picada (opcional)

Preparo:

Misture fermento biológico seco instantâneo com a água morna. Reservar por 5 minutos. Numa tigela misture farinha de trigo e açúcar cristal. Acrescente o ovo e fermento biológico hidratado. Começar a sovar e adicionar a cerveja aos poucos. A sova pode ser manual ou na batedeira com batedor gancho, se a sua máquina tiver. Na sequência, o sal e continue sovando. Então, o azeite. Sovar até atingir o ponto de véu: abrir a massa com as mãos e deixar bem fina sem rasgar. Na batedeira planetária é cerca de 5-6 minutos, manualmente 10-15 minutos. Durante a sova pode ser necessário mais farinha, mas pouco. A massa é úmida. Deixar a massa em forma de bola (bolear). Polvilhar a tigela e colocar a massa dentro. Cobrir com plástico e deixar fermentar por 35-40 minutos, depende da temperatura do dia. Depois de fermentada, retirar o gás amassando a massa. Abrir no formato de um retângulo de 30x40cm. Distribuir sobre a massa a linguiça calabresa triturada (se usar salsinha e cebolinha misturar na linguiça), espalhe bem. Enrolar a massa como se fosse rocambole, mas pelo lado maior/comprido da massa. O cilindro deve ser comprido. Pode apertar bem para ter várias camadas. Ao terminar de enrolar, pinçar a cicatriz (a borda externa da massa). Se quiser aparar as pontas do cilindro para deixar com melhor acabamento. Cortar o cilindro ao meio no sentido do comprimento. A ponta onde começa o corte deve ficar unida e a ponta onde termina deve ficar solta. Girar a massa para expor o corte e mostrar o recheio. Para trançar alternar cada lado da massa unir as pontas finais. Transferir para uma fôrma retangular enfarinhada. Deixar fermentar por 30 minutos. Aquecer o forno a 180ºC. Assar o pão por 40-45 minutos a 180ºC. Retirar do forno e da fôrma.

Dicas:

Cerveja: recomendo evitar as lupuladas demais (amargas), o pão poderá ficar amargo. Caso não queira usar cerveja, substitua por água. Fermento biológico: se preferir usar o fresco, utilize 15 gramas. 1 xícara: 250ml e 1 colher de sopa: 15ml.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?