Geral

Parabéns Rafard! 1965 – 2018

23/03/2018

Parabéns Rafard! 1965 – 2018

Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Aos 145 anos de sua fundação e 35 de sua Emancipação Político-Econômica – Administrativa, Raffard, neste Dia da Cidade – 21 de Março de 2018 – apresentou no pátio da prefeitura, uma belíssima comemoração cívica, contando além de rende público, com as presenças dos nossos amigos Ilson Donizete Maia e Carlos Roberto Bueno, respectivamente prefeito e vice prefeito deste Município.

Manifestações muito bem programadas e realizadas por Daniela Cordeiro MD Diretora Municipal de Educação contando também, com a eficiente colaboração das professoras de todos os educandários rafardenses, que através de cantos e danças dos seus, muito bem ensaiados alunos, foram merecedores de demorados aplausos.

Emocionados, nos recordamos da “nossa infância querida, que os anos não trazem mais”, quando alunos do Grupo Escolar desfilávamos pelas ruas da então Villa Raffard, uniformizados e orientados pelos professores, os mais aplicados conduziam as Bandeiras; Nacional e do Estado de São Paulo, sendo aplaudidos com palmas e saudações do povo, que alegremente ocupava todas as calçadas. Isso ocorrido na década de 1930. Sobre a emancipação de Raffard (cuja razão da mudança do nome de Henrique Raffard, o fundador, para Rafard, até hoje não entendemos), estamos recordando a grande luta empreendida pelo cidadão Genaro Vigorito (cognominado Marechal da Vitória), tendo sempre ao seu lado, como grande baluarte, sua esposa Benedita Aprilante Vigorito, rafardense, com quem teve uma única filha Neuza Maria, hoje residindo em Rafard, citaremos, alguns trechos por fazerem parte da história deste pequeno e querido pedaço de chão.

Felício Vigorito, nascido em Nemoli no sul da Itália, veio para o Brasil com seu irmão Francisco, casando-se em Capivari com Catharina Capóssoli, brasileira filha de italianos, com quem teve oito filhos, Genaro, Emílio, Ivo, Edith, Maria Rosa, Paulo, José e Thereza. Antes mesmo de ter início por Genaro, a batalha oficial para emancipação, o vilarejo contava com o apoio do Padre Manoel Simões de Lima, um religioso sonhador que também desejava a sua independência sendo criada uma Comissão Emancipacionista, posteriormente Sociedade Amigos de Rafard, formada por 90% da população. Os 10% eram contrários e chamados de “cobras”. Dona Dita, (como era chamada) esposa de Genaro, foi sempre uma idealista pela separação de Capivari e, certo dia fez um pedido à ele:- “Ajude Rafard a se emancipar”, ao que, após longa meditação analisando os prós e contras, respondeu:-”Ajudo!” e entrou na luta indispondo-se com a os irmãos e demais capivarianos que o chamavam de traidor” Não podemos esquecer o apoio e colaboração dos rafardenses defensores dessa nobre causa, dentre eles, Luizinho Thomazini, radio amador que, ligado com Brasília, conseguia diariamente notícias pelo próprio Genaro, do andamento do processo; o radialista e Deputado Dr. Blota Júnior, Luiz Thomazi e o próprio Governador do Estado de São Paulo, Dr. Adhemar de Barros, nos recebendo quando em grande comitiva lhe pedimos auxílio, vindo nos visitar após a vitória.

Encerramos este modesto comentário, na esperança de que todos os residentes neste Município conhecido como “Cidade Coração”, pratiquem a cidadania, colaborando com os poderes constituídos para o seu perene e progressivo sucesso. Que assim seja. Parabéns Rafard!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?