NotíciasRegião

Passados 35 anos de acidente ambiental, audiência pública discutirá uso da água

Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Porto Feliz, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Câmara Técnica de Proteção das Águas do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBHSMT), convidam a população para participar da Audiência Pública para o controle e restrição da captação de água subterrânea na região sul do município.

O encontro acontece na segunda-feira, 17, é aberto para a participação em geral e acontece às 10h, na Estação das Artes.

Segundo a prefeitura, a iniciativa visa o melhor cuidado ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida da população, após o acidente ambiental ocorrido no ano de 1983, no local das extintas instalações da empresa USA Chemicals, nas proximidades da rodovia SP-97.

Contaminação

O acidente, ocorrido há mais de 35 anos, na propriedade rural Chácara São Vicente, se deu quando um caminhão atingiu um dos tanques da USA Chemical, que alugava o espaço para armazenar o componente químico hidrocarboneto clorado residual. A batida provocou o vazamento de cerca de 500 metros cúbicos do produto.

Um total de 200 metros cúbicos foram recuperados e a outra parte escorreu e infiltrou no solo.

Desde então, a Cetesb passou a monitorar o local, com coleta de água dos poços artesianos, cursos d’água, açudes e nascentes existentes na região, onde fica o Aquífero Tubarão, principal unidade geológica de captação de água do município, usada inclusive, para abastecimento da cidade, que não apresenta indício de contaminação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?