Geral

Pesquisa Escolar – Educação em Foco

A escola passa por uma crise global de credibilidade. O modelo de escola de hoje tem dificuldade em atender ao perfil, aos interesses e às necessidades dos alunos do século 21. É dever da escola e da sociedade preparar esses alunos para os desafios da vida contemporânea.

Toda a comunidade escolar: pais, alunos e professores, poderá conhecer as minhas sugestões, idealizações, aprendizados e práticas realizadas durante todos esses anos em que me dediquei à Educação.

Assim, desejo que essas sugestões auxiliem na caminhada de todos e, possível transformação, tanto profissional, quanto espiritual.

O tema dessa semana é a Pesquisa Escolar, um dos procedimentos mais importantes dentro do cenário escolar.

Pesquisa Escolar

Nessa era do consumismo, existe o fácil acesso à informação, mas, informação não é conhecimento. É preciso confrontar ideias e reelaborá-las, sozinho ou com o auxílio de outros.

Os alunos não aprendem isso sem uma devida orientação, que nem sempre acontece de maneira correta na escola, e por muitas vezes, o que se entende por “pesquisa” acaba sendo uma mera cópia ou imitação.

Pesquisar não pode ser cópia ou mera coleta de dados e informações. Se praticarmos somente a cópia, perderemos a oportunidade única de desenvolver indivíduos observadores, investigadores, críticos e autônomos.

Pesquisar significa criar um espaço para a ampliação do repertório cultural e científico dos alunos, de forma que se possibilite estabelecer vínculo com o mundo da pesquisa. É momento para o professor proporcionar vivências, visando aspectos conceituais e procedimentais, fundamentais para a aprendizagem do aluno nas diferentes áreas do conhecimento e para o desenvolvimento da sua autonomia.

Pesquisar significa “indagação ou busca minuciosa para a averiguação da realidade (…) investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípio relativos a um campo qualquer de conhecimento”. (Dicionário Aurélio).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?