CapivariNotícias

Pio XII: mau cheiro na avenida continua incomodando população

11/04/2014

Pio XII: mau cheiro na avenida continua incomodando população

Indagada pela primeira vez há dois anos, prefeitura nunca acionou a Cetesb, afirma agência ambiental
Odor fétido é sentido nas proximidades da entrada do Parque Ecológico (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

CAPIVARI – Um assunto (nada) resolvido levantado pelo jornal O Semanário em novembro de 2012. O mau cheiro na Avenida Pio XII, próximo à entrada do Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli, parece que já faz parte do ambiente. Questionada naquele ano, a Prefeitura de Capivari alegou desconhecer o problema, mas assegurou que já havia comunicado a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para que fossem tomadas “as providências necessárias”.

Moradores de Capivari e Rafard, no entanto, têm reclamado do odor de origem desconhecida. A professora Regivane Alves, 31, passa todos os dias pelo local. Ela afirma que o mau cheiro “ainda continua horrível”. Para a administradora de empresas Telma Aneas, 40, o odor “é insuportável”. “De manhã, quando passo por lá, chega a revirar o estômago”, conta.

Em entrevista no mês de janeiro deste ano, o prefeito Rodrigo Proença (PPS) garantiu que acionaria a Cetesb, pois já tinha “algumas denúncias na ouvidoria”. Segundo ele, “somente o órgão ambiental pode analisar de onde vem o cheiro da Pio XII e qual é realmente a causa”. “Questões ambientais de baixo impacto são de responsabilidade do município, mas esse caso acredito que é competência da Cetesb. Por isso, iremos acioná-la, e então poderá fazer um levantamento”, explica.

A Cetesb, por sua vez, disse que não recebeu “quaisquer comunicados da Prefeitura de Capivari relacionados ao assunto em questão”. Supõe-se, então, que nem no início de 2014, tampouco há dois anos, as investigações foram, de fato, solicitadas pela prefeitura. Porém, para que a “fonte poluidora” seja identificada, a Cetesb pede à população que denuncie os incômodos diretamente na agência de Campinas.

De onde vem o mau cheiro? (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

As reclamações podem ser feitas pessoalmente na Rua São Carlos, 277 – Vila Industrial, ou pelos telefones: 0800-113560 (finais de semana, feriados e fora do horário de expediente) e (19) 3772-6600 (horário comercial). Procurada novamente devido à declaração da agência de que nunca existiu denúncia por parte do Executivo, a Prefeitura de Capivari não quis se pronunciar.

“Quando você para no semáforo não dá para aguentar. Imagine as pessoas que moram ou trabalham por ali. Deve ser horrível. Sem contar que ninguém toma providências. Por que será?”, critica o aposentado Pedro Ricomini, 60. Já o auxiliar de produção Rivail Toledo, 38, aponta que o mau cheiro pode ser sentido até mesmo nas imediações da empresa onde trabalha, há mais ou menos 300 metros do portão principal do parque. “Até lá cheira mal”, garante.

Com isso, o tempo passa e as dúvidas permanecem, assim como o problema. De onde vem o mau cheiro? Por que a prefeitura, bem como a Diretoria de Meio Ambiente não assumem uma posição? À população, resta agora reclamar de modo direto à Cetesb, por meio dos canais de atendimento citados, para que, a partir daí, as ações fiscalizatórias sejam de uma vez por todas definidas. Afinal, trata-se de um problema que afeta o bem-estar dos cidadãos e não pode ser deixado de lado como tem ocorrido. Ou pode?

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?