Região

Piracicaba abre exposição “Muros com Arte” com obras grafitadas por alunos de escolas públicas

Mostra gratuita acontece na Câmara Municipal em homenagem a alunos e professores finalistas

A exposição itinerante Muros com Arte, do projeto homônimo para alunos de escolas públicas que transforma temas contemporâneos em desenhos e obras de grafite nos muros de escolas, chega a Piracicaba nesta quinta-feira, 25 de novembro.

A mostra, disponível para visitação gratuita de toda população, acontece na Câmara Municipal e terá abertura especial com presença de autoridades locais, representantes da Horizonte Educação, criadora do projeto, e da Coop, patrocinadora do Muros com Arte.

Foto: Divulgação

Na ocasião será prestada uma homenagem aos alunos e professores finalistas do projeto na cidade.

Com duração de 14 dias, a exposição cultural traz para a cidade obras grafitadas, que na mostra ganharam formato de painéis fotográficos e vídeos dos desenhos vencedores e finalistas de alunos de escolas públicas de Piracicaba e das outras três cidades participantes (São José dos Campos, Sorocaba e São Caetano do Sul).

Ao todo o projeto impactou 3.960 estudantes do Fundamental II, 156 educadores de 59 escolas públicas e recebeu mais de 420 desenhos.

A definição dos vencedores ocorreu por Comissão julgadora e voto popular. O projeto é realizado pela Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria de Ensino Piracicaba e patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural.

Foto: Divulgação

Em Piracicaba, o Muros com Arte teve início em agosto deste ano e coordenou oficinas pedagógicas com os professores e, junto aos alunos, desenhos e finalmente workshops de grafite e pintura dos muros com a monitoria de grafiteiros conhecidos em suas cidades tais como Diógenes Moura @dioogenesmoura, Claudinei Oliveira @vespapdfcrew / Fernando Vazio @fernandovazio.art e Alexandre Truff @truff_tk.

“É bom demais ver a arte do grafite como meio de novos pensares para os jovens estudantes de Piracicaba.

Estar com eles neste projeto foi incrível e ter a finalização com a exposição de todas as manifestações artísticas é muito importante”, comenta o artista de Piracicaba, Diógenes Moura.

A exposição é a parte final do projeto cujos trabalhos são revelados para conscientizar sobre a importância da Alimentação Saudável, tema âncora desta edição.

“Conciliamos multi disciplinas curriculares como as do campo das Ciências e Artes, mas de uma forma lúdica, envolvendo os valores sociais, afetivos e sensoriais que favorecem a conscientização e o engajamento dos jovens estudantes sobre um tema de fundamental importância já que é reconhecido por todos que conhecer e consumir alimentos de forma equilibrada é um dos grandes indutores de saúde”, comenta Allan de Amorim coordenador de projetos da Horizonte.

“A diversidade de cores dos vegetais foi uma marca forte dos desenhos finalistas de Piracicaba, que combinou ainda elementos de fantasia, vestimentas e corpo humano às reflexões dos alunos sobre a alimentação saudável” complementou ele ao avaliar o resultado de todas as obras da cidade que integraram o projeto.

Exposição Muros com Arte – Piracicaba – entrada gratuita

De: 25/11 a 09/12/2021 – das 8h às 17h (de segunda a sexta-feira, exceto feriados)
Local: Câmara Municipal de Piracicaba
Prédio Principal – Rua Alferes José Caetano, 834

Ficha técnica: Painéis fotográficos. Impressão em tecido fotográfico com aplicação de fotografias e textos. Audiovisual: apresentações em vídeos time lapse com os registros das criações dos grafites nos muros das escolas.

Produções artísticas / Grafiteiros: Fernando Vazio @fernandovazio.art / Claudinei Oliveira @vespapdfcrew / Diogenes Moura @dioogenesmoura e Alexandre Truff @truff_tk

Instagram do projeto@muroscomarte

Instagram da Horizonte@horizonte.projetos

Site do projeto para mais informaçõeshttp://www.muroscomarte.com.br

Fotos: clique aqui para imagens dos muros grafitados em Piracicaba

O que é o Muros com Arte?

É uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas.

Os participantes são alunos do ensino público que passam por oficinas de trabalho sobre um tema ligado à qualidade de vida e produzem desenhos que concorrem à possibilidade de ter sua criação transformada em um grafite nos muros da escola onde estudam.

O grafite é feito com a curadoria e supervisão de um grafiteiro profissional. O tema deste ano foi “Alimentação Saudável”. O encerramento do projeto ocorre com a etapa de Exposição de todos os trabalhos finalistas de cada cidade participante, na ordem: Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba e São Caetano do Sul (as obras desta última, excepcionalmente, entrarão na exposição itinerante seguinte).

Muros com Arte foi criado pela Horizonte Educação e Comunicação e tem o patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural.

A Horizonte desenvolve e implanta, desde 1993, projetos em escolas de todo Brasil. Fazemos o diagnóstico da demanda do cliente, propomos a estratégia, implantamos a ação, desenvolvemos conteúdo, capacitamos os educadores e avaliamos os resultados. Aplicamos essa expertise também na educação para sustentabilidade de públicos internos e voluntariado corporativo.

Sobre a Coop

A Coop – Cooperativa de Consumo é uma rede de varejo colaborativo que, desde 1954, ajuda você a resolver tudo num só lugar e transforma a sua vida e a sociedade onde está inserida.

Sua atuação em pontos de contato como supermercados e drogarias está pautada nos pilares dos 3 C’s: Convivência – forma calorosa e acolhedora de construir relações próximas e cooperativas; Conveniência – variedade de produtos e soluções; e Consciência – contribuir para uma economia mais consciente. Saiba mais em: https://www.portalcoop.com.br/

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?