Notícias

Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz, SP

400 kg de cocaína foram levados à sede da Polícia Federal, em Sorocaba (Eduardo Ribeiro Jr./G1)

Droga seria distribuída na região de Sorocaba (SP); um homem foi preso. Operação da polícia teve tiroteio e colisão frontal entre veículos.

Um avião carregado com cocaína foi apreendido em Porto Feliz (SP) na noite desta quarta-feira (6). Durante operação da Polícia Federal, que apreendeu 400 kg da droga, houve tiroteio e colisão entre viatura da polícia e caminhonete dos traficantes. Um dos criminosos foi baleado e detido.
De acordo com a Polícia Federal, os tijolos de cocaína, cerca de 400, pesando aproximadamente um quilo cada, já estavam sendo transportados em uma caminhonete quando foram encontrados. A polícia aponta que a droga seria distribuída na região de Sorocaba (SP).
De acordo com Fernando Bonhsack, delegado e coordenador do setor de operações da Polícia Federal de Sorocaba (SP), os policiais faziam buscas pela zona rural de Porto Feliz, após investigações apontarem que havia um depósito de drogas na região.

Parte da droga sendo pesada pelos policiais (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)

Quando a equipe seguia por uma estrada de terra, encontrou uma caminhonete vindo no sentido contrário. Os policiais deram sinal de parada, mas os ocupantes do veículo começaram a atirar. “Nós revidamos os tiros, foi então que o motorista entrou com a caminhonete na nossa frente e houve a colisão”, explica o delegado. Um policial ficou ferido.
Os integrantes da caminhonete, dois ou três homens, não sabendo precisar o delegado, saíram correndo em direção ao canavial. Um deles acabou baleado e foi detido. Durante abordagem, o homem, de 32 anos, de Sorocaba, relatou à polícia que havia um avião caído no meio da plantação de cana.
Logo após, outro carro vinha pela mesma estrada mas, quando os ocupantes avistaram o bloqueio, conseguiram manobrar e fugir. O veículo foi encontrado abandonado. A polícia acredita que o bando estava em torno de seis pessoas.
A aeronave foi encontrada danificada no meio do canavial. A polícia acredita que o piloto tentou decolar mas não conseguiu, abandonando o avião. O delegado informou que ainda não sabe de onde o avião decolou. “Pode ser de qualquer parte do território nacional ou, até mesmo, de fora do país”, diz.
O traficante baleado foi levado para o pronto-socorro de Porto Feliz e transferido para o Hospital Regional, em Sorocaba. Após receber alta médica, ele será ouvido e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.
Policiais militares de Porto Feliz também ajudaram na operação, que também teve apoio do Águia. A polícia segue com a investigação para identificar os fugitivos, de onde veio a carga e para quem seria entregue. “Demos um duro golpe no tráfico de drogas”, conclui o delegado.

Avião foi encontrado caído em canavial, na zona rural de Porto Feliz (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Na tentativa de fuga, traficantes bateram de frente com viatura da Polícia Federal (Divulgação/Polícia Federal)
Avião pousou em estrada de terra para descarregar os 400 kg de cocaína (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Parte da droga, dividida em tijolos de aproximadamente um quilo (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)

Mariana Lanfranchi e Eduardo Ribeiro Jr.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?