NotíciasRegião

Polícia flagra 14% mais registros de caça ilegal na região de Piracicaba

Foram 282 casos entre janeiro e outubro de 2012 contra 248 em 2011.
Crime pode render de três meses a um ano de cadeia ao responsável.

A Polícia Militar Ambiental de Piracicaba (SP), que atua em oito municípios da região, registrou entre 1º de janeiro e 12 de outubro desde ano 282 ocorrências de caça de animais, média de um caso por dia. O número representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram flagradas 248 irregularidades em Piracicaba, Mombuca, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, Charqueada, Saltinho, Rio das Pedras e São Pedro.
A caça ilegal é crime e pode render de três meses a um ano de prisão para quem for flagrado. O sargento Domingos Bertuolo disse que a quantidade de policiais que atuam na base da Polícia Ambiental na região é suficiente para cobrir todos os municípios. “O difícil é flagrar este tipo de crime em virtude da localização, geralmente em matas e lugares ermos, onde passam poucas pessoas e, por não visualizarem o problema, acabam não fazendo a denúncia”, disse.

Caso em Piracicaba
No dia 4 de outubro, a Polícia Ambiental encontrou quatro pacas vivas, duas mortas e aves silvestres em um cativeiro na estância Água Bonita, na zona rural de Piracicaba. Armadilhas terrestres, material de pesca (rede e tarrafa) e duas espingardas também foram apreendidas na chácara.
O dono da propriedade, um tratorista de 51 anos, foi conduzido ao Plantão Policial, pagou fiança de R$ 1.244 e foi liberado depois de prestar depoimento. Ele responderá a processo judicial por manter animais silvestres em cativeiro e por porte ilegal de armas de fogo.

Reserva
Algumas iniciativas voluntárias ajudam a devolver para a natureza os animais vítimas de caça ilegal que são apreendidos pela Polícia Ambiental. É o caso de uma fazenda em Piracicaba onde funciona uma reserva conservacionista de aves. Por semana, ao menos 50 aves capturadas por caçadores são levadas para o local. “Os animais ficam em quarentena e são preparados para o retorno ao meio ambiente”, afirmou Ricardo Benato, idealizador da reserva.
Outros animais, principalmente os mamíferos, que não têm condições de serem reintegrados à natureza são abrigados no Zoológico Municipal de Piracicaba. “Muitos chegam em condições precárias, às vezes sem um membro, o que torna impossível devolver esse animal para a natureza”, relatou a diretora do zoológico, Mariana Curi.

Fonte: G1

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?