Opinião

Politicaliente

Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)

Coluna | Por Túlio Darros

Elefantão – O vereador Marcelo Frederico, que era amigo pessoal do jovem Renan Ricomini, homenageado com o nome na piscina do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, pediu informações sobre o período de manutenção e os gastos mensais com produtos. O local, como tantas outras obras na cidade, nunca foi utilizado e aguarda decisão judicial.

Parado – Marco Brigatti solicitou informações sobre o imóvel localizado na Rua Mauricio Allain, 212. Ele quer saber se o imóvel, que já abrigou secretarias em gestões anteriores, pertence à prefeitura e por que não está sendo utilizado. Bom saber!

Habitação – O vereador também quer informações sobre o loteamento dos “Moreiras”, defronte a Avenida José Soares Faria. Segundo ele, as obras de infraestrutura deveriam ter começado em fevereiro e as famílias interessadas em adquirir um terreno querem explicações da secretaria de habitação, do por que do atraso.

Resistência – Marco Brigatti apresentou uma indicação solicitando melhorias nas lombadas da Avenida São Bernardo no sentido de deixá-las dentro das normas técnicas. Segundo o vereador, as lombadas estão fora dos padrões exigidos por lei, dificultando a passagem de carros e levando a condições de risco, pois motoristas usam desvios para passagem. O mais curioso é saber por que tanta resistência da gestão pública em consertar uma verdadeira “caca” em frente ao Cemitério Municipal. As lombadas mais parecem barreiras de guerra. Após diversos acidentes e reclamações, um novo serviço para tentar amenizar a situação foi feito, porém, ficou outra “caca”. Este tipo de pedido não necessitaria nem ser indicado, afinal, as normas já estão previstas em lei. A polícia já nem tem mais o trabalho de multar os carros rebaixados na cidade. Dizem que sumiram todos!

Medidinha Certa – Na última sessão ordinária, o vereador Rodolfo Minçon fez uma indicação ao Executivo para que crie o programa Medidinha Certa nas escolas municipais e estaduais, implantando uma série de atividades para o controle de peso, prática de exercícios físicos, ginástica laboral, educação sobre saúde, educação alimentar e educação sobre saúde no trabalho. De acordo com o vereador, a má alimentação e falta de atividades físicas são duas das principais razões das doenças, e por consequência da procura e superlotação dos serviços de saúde, com pessoas acometidas por doenças como diabetes, hipertensão, infarto, depressão, artrose, problemas de coluna etc., deve-se preocupar com a prevenção, levando informações às pessoas, nas escolas, no trabalho, nos grupos específicos. “Como já diz o ditado ‘somos o que comemos’”, declarou Minçon. Até eu quero participar dessa. Será que a moda pega?

Coração molhado O vereador Wagner Bragalda pediu providências em relação ao escoamento de águas pluviais na parte de cima da Praça do Coração, na esquina entre as ruas Pedro Turatti e Osvaldo Ricomini, para evitar que a enxurrada ultrapasse a guia e calçada, provocando erosão no meio da praça.

Pracinhas – Já a vereadora Angela Barboza pediu estudos para uma série de melhorias na praça Carlos Maretto, tais como: poda das árvores, iluminação e bancos. Segundo ela, a praça encontra-se completamente abandonada, sem iluminação, sem poda de árvore.

Amor que não se acaba – A vereadora Daniela Parra teve seu projeto de lei “Amo minha Praça” aprovado por unanimidade na última sessão. O mesmo será desenvolvido pela Diretoria de Educação em parceria com a Divisão de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal de Rafard, nas escolas públicas municipais, que terão o dever de desenvolver atividades com os alunos das escolas públicas municipais mensalmente, com o objetivo de valorizar as praças da cidade. As praças receberão placas com a identificação das escolas que delas cuidam e ficarão responsáveis por desenvolver atividades que levem as crianças e toda comunidade escolar a valorizar e preservar as praças do município e vê-las como um espaço de recreação e preservação. A Guarda Civil Municipal ficará incumbida de fiscalizar e punir aqueles que depredarem o patrimônio público municipal. Se colocado em prática, o projeto contribuirá e muito com o visual da cidade. Contem com o nosso apoio!

Enfim – O Poder Executivo apresentou e o Legislativo aprovou na última sessão, a propositura para cobertura da quadra esportiva do Grupo Sempre Jovem da Terceira Idade de Rafard. Um repasse no valor de até R$ 100 mil da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo e R$ 90 mil de recursos financeiros próprios serão investidos na construção.

Pesquisa  Recentemente, o pároco da comunidade católica rafardense, Antonio Carlos D’Elboux pediu a opinião dos familiares e amigos através da rede social Facebook sobre atuar na política. “Você acha que eu devo sair candidato a deputado estadual nas próximas eleições?”, perguntou o padre. Segundo ele, um prefeito e um deputado federal, de partidos diferentes e sem saber um da proposta do outro, o procuraram para que ele seja candidato a Deputado Estadual nas eleições de 05 de outubro. “Inicialmente, minha resposta foi não. Sei que o Código de Direito Canônico veta a participação do padre na política partidária, porém, sei também, que o mesmo Código admite exceções. Tenho 60 anos de idade e 35 anos de padre”, completou D’Elboux. Com um currículo invejável e atuante nas comunidades por onde atua e já passou, o padre parece indeciso quanto a questão, afinal, após a rápida enquete, segundo ele mais de 100 pessoas foram favoráveis a sua candidatura. Como dizia o saudoso amigo José Maria de Campos, “é esperar pra ver!”

Tanque cheio – O vereador Alexandre Fontolan quer informações sobre o fornecimento de combustível da prefeitura e solicitou cópias dos gastos dos veículos de cada secretaria, especificando placas e quantidade de litros utilizados em cada carro durante o ano de 2013. A justificativa é para que o Legislativo possa ter conhecimento da quantia de combustível gasto por cada secretaria municipal. Será? Afinal, o vereador também pediu a realização de um pregão para o fornecimento de combustível para que todos os postos possam participar. Atualmente, o combustível é fornecido pelo Auto Posto Pio XII, de Capivari.

Ruas indigentes – Fontolan pediu informações sobre sua indicação, indagando se existe algum projeto para a colocação de placas com nomes das ruas naquelas que ainda não estão identificadas. O mínimo de esforço faria toda a diferença neste pedido. Os entregadores de O Semanário e dos Correios agradecem!

Mais trânsito – O vereador solicitou ao Departamento de Trânsito estudos visando a instalação de faixas de pedestres em frente ao supermercado Mini Preço para mais segurança aos pedestres. Após a inauguração do mercado, o fluxo de veículos ficou agitado pelo local, já que não existe estacionamento e os carros são estacionados em ambos os lados da via.

Perigo – Já o vereador Wagner Bragalda pediu estudos no sentido de transformar a Rua Giovanei Boscolo, na altura do n° 26 de mão única, apenas para subir. Segundo ele, os motoristas que vem da Avenida São Bernardo sentido popular em alta velocidade, entram na rua sem respeitar a lombada que já existe no local, podendo atropelar crianças e pedestres que ali circulam com intensidade no período da manhã e a tarde, por se tratar de um perímetro escolar. Corre Andorinha!

Na moda – Alexandre Fontolan pediu estudos para a instalação de um semáforo na rua Marechal Deodoro da Fonseca, esquina com a rua Abolição e nas proximidades do Supermercado Mini Preço, na rua Quarto Centenário esquina com a rua José Soares de Faria. Será que a cidade comporta ou é quer seguir a moda de Capivari, que nos últimos dias tem espalhado semáforos pela cidade. Falta sim é mais respeito do condutor e também do pedestre, que atualmente, não respeitam nem a polícia.

Maus tratos – O vereador Marcelo Frederico pediu uma campanha de divulgação sobre as atitudes e penalidades em relação aos maus tratos de animais, também divulgando o serviço de disk denuncia. Segundo ele, a população deve evitar e denunciar os maus tratos que ocorram na cidade.

Por hoje é só. Semana que vem, se Deus quiser, estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?