Opinião

Politicaliente

31/10/2014

Politicaliente

Coluna | Por Túlio Darros

Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)
Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)

Com a ausência justificada do vereador Luiz Antonio Ferreira Britto (Dóca), os parlamentares do legislativo rafardense se reuniram na última terça-feira, 28, para a vigésima sessão ordinária do ano. A presença do professor Bolinha, vereador de Capivari e também do ex-prefeito Heitor Turolla foi registrada pelos edis da Casa de Leis. Confira os principais assuntos discutidos durante a tribuna livre:

Angela da Farmácia – A vereadora abriu o seu discurso parabenizando os funcionários públicos municipais, pela comemoração da data no último dia 28, e pelo trabalho desenvolvido com amor. A parlamentar esclareceu a indicação de sua autoria que solicita um veículo para o Posto Saúde da Família (PSF). Segundo ela, o veículo não é para o transporte de pacientes e sim para a doutora realizar visitas aos pacientes. Ela também cobrou uma cadeira de rodas no PSF, para que fique de prontidão em caso de necessidade. Angela encerrou seu discurso pedindo providências para a instalação de um ar condicionado na farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Marco Brigati – O parlamentar também iniciou o discurso parabenizando os funcionários públicos, em contraponto, relatou sua tristeza em relação ao descaso que a administração municipal e o jurídico têm tradado a Casa de Leis. Brigati questionou as negativas do prefeito às indicações dos vereadores. “Todas as vezes que mandamos indicação que tragam honorários aos cofres públicos é negado.” Ele também questionou sobre a contratação de um professor de educação física. “Vetamos a criação de um novo cargo de professor de educação física, porém, essa professora exerce a função normalmente. A gente não consegue entender como para nós uma coisa relativamente importante e que vá custar a prefeitura não nos é atendida e quando nós vetamos, para que os cofres públicos não tenham gastos maiores, isso é feito por decreto através do Executivo e seu jurídico.” O vereador lembrou que apesar da demora, o ponto de ônibus da Praça Domingos Fontolan está em processo, em contraponto, criticou a construção dos banheiros públicos. “O banheiro foi feito errado. Como um banheiro público pode ter apenas uma entrada para homens e mulheres?” Brigati relatou dificuldades em conversar com a empresa prestadora de serviço de transporte urbano na cidade e disse que dois ou três horários noturnos de ônibus foram cancelados.

Alexandre Fontolan – Agradeceu a Defesa Civil e Fiscal de Postura pela poda das árvores (cerca viva) na rotatória da Avenida São Bernardo, próxima ao distrito industrial, que segundo ele, atrapalhavam a visão dos motoristas, principalmente pelo tráfego constante de caminhões. O vereador lamentou a depredação da iluminação do marco rotário na entrada da cidade, que fazia parte da campanha ‘Outubro Rosa’, causa abraçada pelo Rotary Club de Rafard. “É necessário instalar câmeras em pontos estratégicos na cidade”, cobrou o parlamentar. No aparte, o vereador Marcelo Frederico (Puf) disse que a instalação de câmeras na cidade estava em processo de cotação, mas foi cancelado. Fontolan cobrou que a prefeitura disponibilize as informações de licitações no portal do município, facilitando o acesso e dando maior transparência.O parlamentar frisou a importância do Motoclube Rafard para o município, que realiza e participa de diversas ações sociais. Segundo o vereador, todo ano, em novembro acontece o encontro de motos em comemoração do aniversário do clube, e este ano, a prefeitura não colaborou. Outra cobrança do vereador diz respeito à piscina no Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, onde segundo ele, devido ao forte calor que vem fazendo nos últimos meses, crianças estão invadindo para nadar. “Nossa preocupação é quanto ao risco de afogamento, pois a piscina é funda”, alertou. O parlamentar encerrou sua fala com uma crítica à atual administração: “Não sei o que o prefeito está achando que tudo veta. Não podemos fazer mais leis? É tudo inconstitucional.”

Daniela Parra – A vereadora demonstrou insatisfação e indignação perante à administração municipal e ao prefeito César Moreira. “Qual é o papel do vereador na cidade de Rafard? Infelizmente a nossa função aqui é ouvir os munícipes e tão somente ouvir. Pouco conseguimos fazer para ajuda-los. Segundo a parlamentar, as indicações e projetos são vetados, engavetados, mesmo que para benefício da população. “Estou constrangida em participar de uma administração pública tão incoerente, injusta e tirana como esta”, disparou. Segundo a vereadora, todos sabem que os funcionários públicos efetivos da prefeitura de Rafard trabalham muito mais por amor do que por salários. “Penso que nunca fomos valorizados em toda a história deste município, mas desvalorizados como agora, jamais vi em toda minha vida, e vejam que estou aqui desde 1997”, completou. Dentre os ‘elogios’, Daniela chamou a administração de autoritária, fofoqueira e criadora de intrigas, colocando todos contra os vereadores. “É um desrespeito entre a independência e harmonia entre os poderes. Governo arrogante, tirano e ditador”, declarou. A vereadora criticou duramente o atual governo, citando a diminuição do horário de atendimento do PSF e da compra de remédios na assistência social; lombadas mal feitas, refeitas e desfeitas; rampas de acessibilidade que mais se parecem buracos; compras exorbitantes de materiais enquanto em outros faltam materiais básicos; ginásio de esportes demolido do dia para a noite e péssima gestão dos recursos públicos. “O prefeito não cumpre nem mesmo o que fala, sofre pressões de forças ocultas, inventa mentiras. Como confiar em uma pessoa que muda de opinião como muda de camisa”, disse. A parlamentar encerrou a fala parabenizando os funcionários públicos e aproveitou para atacar mais uma vez: “Sou funcionária pública e tenho orgulho de ser, mas tenho vergonha de trabalhar com uma gestão como essa”.

Wagner Bragalda – O edil destacou a importância de quanto ao uso consciente da água no município. Segundo ele, pessoas que desrespeitam e usam erroneamente o líquido precioso devem ser punidas. “Sou procurado por pessoas que denunciam outros moradores que lavam calçadas todos os dias. Temos que tomar medidas que doam no bolso para usarem com responsabilidade”. Bragalda destacou que os poços artesianos não estão dando o rendimento de anteriormente. “Tem poços soltando enxofre, pois já atingiram a camada além do limite”. O vereador solicitou que o Executivo envio um projeto de lei específico criando regras para o uso da água na cidade, pois segundo ele, “só mexendo no bolso do contribuinte vamos conseguir educar e melhorar isso”. O vereador agradeceu o vice-prefeito Carlos Roberto Bueno pela poda das árvores na Praça do Coração, no bairro Jardim Ana. Também parabenizou o presidente da Câmara pelo requerimento das creches, que segundo ele, repercutiu positivamente. “As creches não tem funcionários suficientes para dar conta da quantidade de crianças. A creche foi construída para atender 90 crianças em cada período (manhã e tarde) e hoje funciona com 170 crianças no período integral.” Ele pede que a diretora exija uma fiscalização mais rigorasa em cima da documentação entregue pelos empregadores e analise se realmente as mães estão trabalhando. No aparte, o autor do requerimento, Alexandre Juliani, disse que muitas mães o procuram reclamando da falta de vagas na creche.

Rodolfo Minçon – O vereador enviou votos de pesar a família Marques e Groppo pelo falecimento de Maria Adelina. Indicou que o prefeito procure fazer um serviço integrado entre saúde e educação e cobrou ações no setor de limpeza. Minçon explicou o porquê da sua moção de repúdio contra Everton da Rocha, professor de educação física na rede municipal de ensino e se mostrou indignado com o que o funcionário público escreveu em uma postagem no Facebook sobre a cidade, como: “[…] quem foi que teve a ideia de um bairro virar cidade, tem que voltar pra Capivari este bairro; estas pessoas tem que apanhar de gato morto até ele miar; e que venha alguém desta prefeitura falar algo pra mim que vou mandar tomar naquele lugar”. Visivelmente chateado, o vereador declarou que as portas de Rafard estão abertas para que o funcionário vá embora e não volte nunca mais.

Marcelo Frederico – O parlamentar disse que fez uma indicação para campanhas de conscientização do uso da água, mas não foram feitas e pediu para que o Executivo faça um projeto de lei e fiscalize os desperdícios na cidade. Puf falou sobre o tráfego de caminhões pesados na avenida São Bernardo, todos os dias e nos mesmos horários. Segundo ele, esse veículos deveriam desviar por questões de segurança. O vereador pediu providências para regularizar a situação dos coletes e gás de pimenta da Guarda Municipal, que estão vencidos e pediu vigilância na piscina, complementando a fala do vereador Alexandre Fontolan.

Alexandre Juliani – O presidente da Câmara parabenizou o professor de capoeira Marcelinho, pela troca de cordão e trabalho realizado com as crianças neste modalidade esportiva. Juliani esclareceu que o seu projeto de treinamento de primeiros socorros para funcionários das creches, que foi vetado pela administração, não geraria custos aos cofres públicos. Segundo ele está faltando diálogo entre a prefeitura e os vereadores. “O prefeito precisa de alguém competente para dialogar. Brigar não vai levar a nada e quem perde é a cidade de Rafard”, completou.
Por hoje é só, semana que vem, se Deus permitir, estaremos de volta. Bom fim de semana!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?