Geral

Politicaliente

Túlio Darros, jornalista e publicitário, diretor-proprietário do Jornal O Semanário

E a labuta continua. O Brasil foi desclassificado da Copa, mas o país acho que ganhou com isso, afinal, as coisas já não andam das melhores. É preciso muito trabalho e planejamento para colocar o ‘país do futebol’ nos trilhos. Enquanto os vizinhos de Capivari descansam durante o recesso na Câmara, Rafard continua a todo vapor. Veja um pouco do que rolou na última semana!

Sem folga – Enquanto muitas cidades da região, como Capivari, a Câmara de Vereadores já entrou em recesso, em Rafard os vereadores continuaram as atividades normalmente, no mês de julho.

Pedidos – Os vereadores da cidade coração fizeram um requerimento para o poder Executivo, solicitando informações sobre o médico perito do IPREM. Entre os dados solicitados estão nome e registro do médico, local e horário de atendimento e comprovantes da formação do profissional.

Estende – O vereador Mário Severino, presidente de uma das comissões processantes que investiga o prefeito Uil Maia, pediu mais prazo para concluir os trabalhos. Alex Sandro, presidente de outra comissão, fez o mesmo pedido.

Olha a pipa! – Fabio cobrou ações de conscientização da Prefeitura sobre o uso de linhas com cerol. Segundo ele, existe até lei que dispõe sobre o assunto, mas até agora não saiu do papel. O parlamentar ameaçou tomar medidas jurídicas se o Executivo não tomar providências.

Visita inesperada – O vereador Fabio reclamou em tribuna, que procurou o diretor de Cultura para falar sobre ajustes de um evento que será realizado neste mês. Parece que o prefeito se incomodou com a participação do parlamentar, que foi procurado espontaneamente pelos organizadores.

Perseguição – Fabio também disse que vereadores da cidade coração estão sendo perseguidos pelo Executivo, inclusive ele. Em tribuna o parlamentar anunciou “Pode procurar aí, prefeito. Não vai encontrar nada aí não”.

Ofensas – Alex Sandro chamou Uil Maia de incapaz e afirmou que a cidade está andando para trás, além de bater o martelo: “Vamos investigar até o fim, fica o recado aí, senhor prefeito”.

A grama do vizinho é mais verde – Até o prefeito Baroni, de Elias Fausto, foi elogiado em tribuna, após fazer a doação de um equipamento para a Santa Casa. Em contrapartida, a administração de Rafard foi cobrada por não fazer repasses à entidade, apesar de enviar pacientes para consultas, internações e exames.

Tem pedra nesse feijão – A sugestão da Câmara foi que o prefeito, que fez feijoada pra arrecadar dinheiro para atividades esportivas, faça o mesmo para ajudar a Santa Casa. A ideia não é ruim, mas o repasse para a entidade tem que vir dos bolsos da Prefeitura, não do povo. Cadê o dinheiro dos impostos?

Agora, pare! – Até quando a administração acerta, ela erra. A rua de lazer, que realiza atividades para a criançada, foi elogiada. Porém, foi mal feita, segundo os vereadores, porque não havia segurança aos participantes. Parece que tinha carro entrando na rua interditada e ninguém fazia nada.

Sobrou pro povo – Wagner Bragalda reclamou que a população não deu valor aos eventos realizados na Fazenda São Bernardo, nos finais de semana passado. O vereador elogiou a organização, agradeceu a ajuda dos veículos de imprensa, mas disse que faltou reconhecimento das pessoas. A fazenda é linda e festa de graça é sempre bem-vinda. Resta saber se tinha transporte gratuito pra chegar até lá. Se não tinha, fica essa dica, pois muita gente gostaria de ir, mas não tem carro. Se tinha o transporte, a gente dá razão ao vereador por cobrar esse reconhecimento dos moradores.

Plástico, papel, vidro – Bragalda também falou que o trabalho de conscientização da população com a coleta seletiva, reclamou que tudo que foi feito está perdido, pois a cidade não oferece mais o serviço à população. Para onde vai esse lixo, que poderia virar até renda para famílias carentes?

Casas populares – Alex criticou o prefeito Uil Maia por promessas feitas em vídeos nas redes sociais. Parece que o chefe do Executivo prometeu entregar logo as casas populares, mas até agora nada. Seria um Uil Dória ou um João Maia de Rafard?

A empresa do vizinho é mais bonita – Alex sugeriu que Uil Maia tome aulas com Vitão, para aprender a trazer empresas, cursos e empregos para cidade. Segundo ele, a EPTV, afiliada da Globo, veio fazer as três entrevistas pra destacar esse trabalho.

Não é boça, é fossa – Tem empresa na cidade coração que procurou os vereadores para pedir ajuda com relação ao esgoto. A prefeitura não teria feito o ligamento do esgoto e, se o serviço não for feito, a empresa terá que fazer fossa pra conseguir ampliar suas atividades, gerar mais renda e emprego. E aí, será que o crescimento da cidade vai pro ralo?

Elogios e competência – Camila Garcia, ex-diretora de Meio Ambiente, foi elogiada, por vários vereadores, pelo trabalho que executou durante seu comando na pasta em Rafard. Alguns lamentaram a saída da profissional dessa administração. Até no PCJ a moça seria reconhecida. A gente concorda que a cidade só perde com a saída da Camila, pois a ex-diretora realmente sabe o que faz. Camila também teve seu trabalho reconhecido através de uma moção de aplausos, por conta de uma palestra sobre o Maio Amarelo que fez na cidade.

A Guarda, cê viu? – O vereador Alexandre disse que o prédio da Guarda Civil está abandonado. Segundo Alexandre, se chover, é melhor fica fora porque molha menos. Alexandre disse que até Mombuca, que é menor que Rafard, está saindo à frente com a realização de concursos públicos. Pode isso, Arnaldo? Doutorado, mestrado e especialização…

Bons estudos! – Alexandre também criticou a postura da administração com relação às indicações dos parlamentares. Parece que tudo que é indicado, vai pra estudos da prefeitura. É tanto estudo que dá pra fazer doutorado, hein? Alô, prefeito. Precisa olhar as indicações com carinho, pois os principais beneficiados são os moradores. Fazer politicagem é atraso para todo mundo. Fica a dica e bons estudos!

O papel do vereador – A gente reconhece que os vereadores de Rafard estão trabalhando, cobrando e fiscalizando. Porém, vaga em creche, exame e consulta não compete ao Legislativo. Um dos vereadores até disse em alto e bom tom “e quem não tem contato com vereador, fica sem atendimento?”. É preciso tomar conta, cortar a grama do seu quintal antes de falar dos quintal dos outros.

Doação de sangue – Os vereadores reclamaram da falta de campanhas de doação de sangue na cidade. Até um projeto de lei foi citado para que as arrecadações de bolsas voltem para a cidade. De acordo com estudos do Ministério da Saúde, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A gente apoia a campanha e incentivo de ações como essa.

Bate papo do bom – Recebemos a ligação do vereador Mario Severino na última semana. Muito bom saber que o vereador se importa com a opinião da imprensa e, acima de tudo, com o futuro de Rafard. Muito simpático, ele ouviu nossas críticas e sugestões. Parabéns pela iniciativa!

Aqui mando eu – Quem também falou um pouco sobre a política rafardense com este colunista, foi o prefeito Uil Maia. O homem está irritado com tanta gente de Capivari querendo ‘interferir’ ou ‘comandar’ a cidade coração. “Estão querendo fazer como em outras épocas onde Indaiatuba fazia o que queria em Capivari”, desabafou o chefe do Executivo.

Internet mais rápida – Tudo indica que em breve Rafard e Capivari vão contar com o serviço de internet fibra ótica. Uma empresa está investindo no cabeamento nas duas cidades e deve começar a oferecer os serviços à toda população. Uma abelinha soprou que os prefeitos das duas cidades estão sendo procurados para parcerias e, quem sabe, poder oferecer internet de graça em espaços públicos, como praças, rodoviária e outros locais. Vamos torcer e aguardar!

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser, estaremos de volta!

Por Túlio Darros, jornalista e publicitário, diretor-proprietário do Jornal O Semanário

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?