Geral

Políticas Públicas – Juventude (exercendo o protagonismo)

A Juventude é uma fase especial da vida: é um momento de afirmação da identidade, de conquistas, de escolhas importantes na vida pessoal e na profissional. A gestão pública, em especial o setor da Educação, pode ter um papel fundamental nesse processo, inovando nas políticas educacionais, profissionais, esportivas, culturais e de lazer, e ampliando, com isso, as oportunidades de desenvolvimento e autoconhecimento ao alcance dos jovens.

Nenhum projeto ou programa pode, isoladamente, dar conta das múltiplas preocupações e interesses da juventude. Daí a importância da união de todos eles agregando os interesses e os talentos dos jovens. Afinal, é na escola que se descobrem os talentos em todas as áreas.

É na juventude que uma sociedade deposita as maiores esperanças de vivermos em um mundo melhor no futuro, por outro lado, é também neste segmento que infelizmente encontramos mais ocorrências dos principais problemas da atualidade. Entre os jovens estão os maiores índices de usuários de álcool, cigarros e drogas; causadores e vítimas de acidentes de trânsito. Também são os jovens os que mais sofrem com o desemprego e os que entram para a criminalidade.

Daí a necessidade de que o poder público e a sociedade civil definam planos e ações direcionadas a proteger, capacitar e gerar oportunidades aos jovens, de modo a mudar estes números. Este conjunto de planejamentos e ações dos governos com o apoio da população são as políticas públicas para a juventude. Os jovens podem ser considerados o futuro de todos nós, sendo que as ações geram consequências em toda comunidade.

Beneficiando toda a família, melhorando a qualidade de vida nas cidades, diminuindo a criminalidade e contribuindo para a economia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?