Leondenis Vendramim

Porta de escape

Em dezembro de 2010, a revista Planeta, da Editora Três Ltda, Cajamar, SP, publicou o artigo: Somos Todos Mentirosos (p. 58-63), de onde tirei o título para este artigo.

Assisti a uma conferência de um norte americano em S. Paulo. Ele disse ter perguntado ao auditório, em N. York:

“Quantos aqui nunca mentiram?” Depois de alguma insistência três jovens levantaram o braço. Foram convidados a ir à frente.

“Vocês nunca mentiram?”

Corajosamente confirmaram. Então o conferencista disse ao auditório:

“Apresento a vocês os três maiores mentirosos de New York”.

S. Paulo cita o Salmo (Sl 53:3) 1.000 anos antes dele, “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rom. 3:9-20,23).

E o pior: o mesmo apóstolo diz: “O salário do pecado é a morte” (Rom. 6:23). A Bíblia afirma que os pecadores serão destruídos (ver Apc. 16). Estamos todos condenados, mas há uma porta de escape, a única.

Homero escreveu A Odisseia, uma lenda sobre o guerreiro Odisseu, que após destruir Troia viajou por 10 anos para voltar ao seu lar.

Na sua caminhada de volta teve de enfrentar naufrágios, motins, tempestades, monstros e outros obstáculos que o impediam de chegar à sua nativa Ítaca. Só então, depois desses sofrimentos, os deuses consideraram seus pecados perdoados e permitiram-no voltar à sua família.

Muitos cristãos também cumprem jornada cheia de sacrifícios para pagar por seus pecados e aplacar a ira de Deus, mas estão tentando meios errados. Lembrem, há só uma porta de salvação. “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rom 6:23). João cita de Jesus: “Eu sou a porta quem entrar por Mim será salvo” (10:9); e no 14:6: “Eu sou o Caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por Mim”. Lucas confirma: “E não há salvação em nenhum outro… nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Não foi mediante coisas corruptíveis como prata e ouro que fomos resgatados de nosso fútil procedimento… mas pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pe. 1:18-19).
Paulo em Gal. 4:5-6 diz que Deus enviou Seu Filho para resgatar aqueles que estavam debaixo da lei e torná-los filhos de Deus. A palavra grega para resgatar é “ágorassem” significando libertar o escravo da ágora – praça onde o escravo era vendido, e Pedro junta o preço do escravo, “o precioso sangue de Cristo” o Cordeiro sem mancha, sem pecado.

Cristo morreu pelos ímpios. “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. “Logo, muito mais agora, sendo nós justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira” (Rom. 5:6, 8-9).

E aos efésios ele escreveu: é pela graça que sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é uma doação de Deus, não pelas obras (2:8-9), .Essa ideologia dos apóstolos foi derivada de Gênesis 15:6, onde disse de Abraão: “Creu Abrão no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça”.

Abrão ainda era pecador, mas teve fé na promessa de Deus, por isso Deus o teve como justo. E todos os pecadores condenados, mas arrependidos, crendo em Jesus para salvá-los, tornam-se filhos de Abraão e justos aos olhos de Deus (Gal. 3:6-9).

A salvação de todos os maus custou muito caro, a terrível e dolorosa morte de Jesus, o Inocente; a coroa de espinhos, as violentas chicotadas, os rústicos pregos lanhando e sangrando-O da cabeça aos pés foi o custo da salvação, não de todos, mas daqueles que crêem (João 3:16).

Isto foi ensinado aos judeus, antes da vinda de Jesus, por meio de simbolismos e ilustrações para que eles o fizessem saber a todos os povos. Cada vez que sacrificavam um cordeirinho, lembravam-se do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), tornando- os concidadãos dos santos e da família de Deus Ef. 2:19). Creia nisto e será salvo. At. 16:31.

Ah! Mais uma coisa, em gratidão pela morte de Cristo: aquele que tem essa fé purifica-se a si mesmo, como ele é puro (1 Jo 3:3).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?