NotíciasRafard

Pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2016 apresentam ideias e opiniões para Rafard

15/07/2016

Pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2016 apresentam ideias e opiniões para Rafard

Confira entrevista exclusiva com quatro personalidades da políticia rafardense que se posicionaram como pré-candidatos

pre-candidatodsÀs vésperas das convenções partidárias que definirão os candidatos a prefeito e vice para disputar as eleições municipais deste ano, o jornal O Semanário Regional entrevistou nesta semana, quatro pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo rafardense para o próximo quadriênio 2017-2020.
Ilson Donizete Maia, Marcelo Frederico, Márcio Minamioka e Wagner Antonio Bragalda responderam às mesmas perguntas, com espaço limitado, para manter a igualdade na exposição de ideias e opiniões. Confira a entrevista abaixo:

Jornal O Semanário Regional – Por que quer ser prefeito de Rafard?

Ilson Donizete Maia (Uil) – Sou pré-candidato a prefeito do município porque possuo 20 anos de vida pública no Legislativo, passei por várias administrações, tendo o conhecimento dos acertos e erros do Executivo e Legislativo, assim me sinto preparado para administrar a cidade de Rafard.

Marcelo Frederico (Puff) – Acredito que Rafard merece mais e que tem grande potencial de desenvolvimento sem perder a qualidade de vida. Quero me dedicar ainda mais à cidade que nasci e pretendo viver ao longo de minha vida. Estar na política é servir à população, é saber ouvir, é saber identificar o que as pessoas precisam, e fazer por elas o que de fato irá trazer benefícios à comunidade.

Márcio Minamioka – Como pré-candidato à prefeito de Rafard pretendo voltar a enfrentar o maior desafio de minha carreira política: retomar o crescimento e o desenvolvimento da Cidade Coração. Considero que saúde e habitação são duas áreas críticas que precisam ser atacadas com urgência e austeridade como já fizemos anteriormente.

Wagner Antonio Bragalda – Até o momento não me defini se pretendo ser pré-candidato a prefeito ou não.

O Semanário – Qual o principal problema da cidade hoje?

Uil – Falta de Planejamento.

Puff – O que vejo hoje como principal problema em Rafard é a Saúde. Melhorar a Saúde é melhorar a vida das pessoas em todos os sentidos. Vemos que precisa de mais remédios, médicos, melhorar o transporte, dar mais atenção à saúde básica e priorizar a reabertura da Unidade Básica de Saúde à noite. Hoje a população precisa de garantias de um Serviço de Saúde que funcione melhor.

Minamioka – Na visão da população e também na nossa é a Saúde. Quando estivemos na frente do Executivo rafardense a nossa Saúde era respeitada, tínhamos atendimento 24 horas, remédios na farmácia. Quando você tem uma política administrativa-financeira rigorosa que priorize ações estruturantes, para que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.

Bragalda – Sem dúvidas, é com relação a Saúde. De acordo com análise do panorama geral relatado pelos munícipes, além da falta de manutenções de vias e a dificuldade de inserir o cidadão no mercado de trabalho, por meio de projetos viáveis de empregabilidade.

O Semanário – O que acha da atual administração César Moreira?

Uil – Regular, com acertos e erros, com medidas que ao meu ver se estivesse à frente do Executivo não tomaria.

Puff – A administração de César Moreira teve sim as suas conquistas e serviços prestados. Porém, talvez tardios, e a população esperava mais. Acredito que houveram algumas falhas que deveriam ter sido solucionadas com mais urgência. Rafard precisa de prioridades, como por exemplo, mais investimentos na Saúde, Segurança, Educação e manutenção básica. É preciso fazer mais por Rafard.

Minamioka – Na nossa opinião a falta de políticas sociais que gerem emprego e renda e promovam a melhoria da qualidade de vida do povo de Rafard. O que, lamentavelmente, não vimos na atual administração. Volto novamente na questão da Saúde que é uma de nossas prioridades e esta administração não olhou com carinho merecido. Quero fazer um governo de paz. Não vamos ficar jogando pedra no passado.

Bragalda – Positiva. Rafard não via há muitos anos determinados avanços, porém é visível que existem inúmeros problemas a serem resolvidos como: saneamento básico, moradia, saúde, limpeza, iluminação, tributação e cumprimento de leis pelos munícipes.

O Semanário – Como governar sem ficar refém dos partidos e apadrinhamentos políticos?

Uil – Formamos um novo grupo político, que conta com ex-políticos e, na sua maioria, novas lideranças, com bastante vontade de contribuir com o desenvolvimento do município. Faremos um governo devidamente planejado, buscaremos unir esforços entre o Executivo e o Legislativo, independentemente de sigla partidária.

Puff – Não sou uma pessoa que se deixa levar por pressões políticas. Sou aberto ao diálogo, acredito em parcerias e não em apadrinhamentos, porque a parceria é para o crescimento da Administração, e o apadrinhamento é um desrespeito com a população que acredita e espera o melhor de nós. Governar sem ficar refém é priorizar o melhor para a cidade. Sugestões construtivas são sempre bem-vindas.

Minamioka – Antes de mais nada o Chefe do Executivo tem que ter compromisso com a cidade, com a população. Seria muito ingênuo da minha parte falar que vou governar sozinho, o grande desafio do administrador e montar uma equipe séria com pessoas capacitadas e compromissadas com o desenvolvimento da nossa cidade. Acredito que todos os pré-candidatos a vereadores, que apoiam a nossa pré-candidatura e aqueles que não apoiam, devem trabalhar com a perspectiva de melhorar a vida das pessoas e tornar Rafard uma cidade boa para se viver.

Bragalda – Mantendo uma postura ética e responsável com o dinheiro público.

O Semanário – Detalhe 3 das suas principais propostas para Rafard.

Uil – São várias, mas vou elencar a Saúde de acordo com as reclamações dos munícipes, investimentos na infraestrutura do município para que possamos oferecer condições a investidores que pretendam investir no município (loteamentos e indústrias), e limpeza pública. Porém, temos várias propostas para todas as pastas da administração pública.

Puff – Em primeiro lugar a Saúde. Hoje sabemos que Saúde precisa de mais atenção e investimento. O foco é no atendimento da Unidade de Saúde 24 horas, na qualidade da frota de transporte de pacientes e na atenção à Saúde Básica. Outroponto é a manutenção da limpeza e cuidados com a cidade no dia a dia. E também temos a proposta de melhorar a segurança na cidade com mais investimentos.

Minamioka – Para realizar obras, precisamos de investimentos, recursos. Para ilustrar e citar algumas propostas, continuidade do Programa Habitacional com construção de mais moradia popular. Volta de investimentos em nossa Unidade de Saúde, que é de suma importância para o bem-estar e qualidade de vida de nossa população. E finalizando quero ter como desafio devolver a Rafard o merecido título de Cidade Coração.

Bragalda – Continuar buscando recursos para a manutenção e desenvolvimento do munícipio, seja no âmbito cultural, educacional, empresarial, entre outros. Discutir e fomentar propostas para limpeza e organização da cidade, com a cooperação da população. Incentivar o comércio local e reeducar a população para valorizar os produtos e serviços do município.

 

Eleições Municipais 2016

Calendário Julho

JULHO – SÁBADO, 16.7.2016
Data a partir da qual, até 15 de agosto de 2016 e nos três dias que antecedem a eleição, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até dez minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por Tribunal Regional Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).

JULHO – QUARTA-FEIRA, 20.7.2016
Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput).
Data a partir da qual os feitos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança (Lei nº 9.504/1997, art. 94, caput).
Data a partir da qual é assegurado o exercício do direito de resposta ao candidato, ao partido político ou à coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social (Lei nº 9.504/1997, art. 58, caput).
Data a partir da qual, considerada a data efetiva da realização da respectiva convenção partidária, é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos, desde que só haja o efetivo desembolso financeiro após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.
Último dia para a Justiça Eleitoral dar publicidade aos limites de gastos para cada cargo eletivo em disputa, conforme as regras definidas nos arts. 5º e 6º da Lei nº 13.165/2015 (Lei nº 13.165/2015, art. 8º).
Data a partir da qual, observada a homologação da respectiva convenção partidária, até a diplomação e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, não poderão servir como juízes nos tribunais eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição (Código Eleitoral, art. 14, § 3º).
Data a partir da qual não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 33, § 5º).

JULHO – SEXTA-FEIRA, 22.7.2016
Último dia para a publicação, no órgão oficial do estado, dos nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (Código Eleitoral, art. 36, § 2º).

JULHO – DOMINGO, 24.7.2016
(70 dias antes)
Último dia para que os títulos dos eleitores que requereram inscrição ou transferência estejam prontos para entrega (Código Eleitoral, art. 114, caput).

JULHO – SEGUNDA-FEIRA, 25.7.2016
Data a partir da qual, observado o prazo de três dias úteis contados do protocolo do pedido de registro de candidatura, a Justiça Eleitoral fornecerá o número de inscrição no CNPJ aos candidatos cujos registros tenham sido requeridos pelos partidos políticos ou coligações (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 1º).
Data a partir da qual os partidos políticos, as coligações e os candidatos, após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais, deverão enviar à Justiça Eleitoral, para fins de divulgação na Internet, os dados sobre recursos recebidos em dinheiro para financiamento de sua campanha eleitoral, observado o prazo de setenta e duas horas do recebimento desses recursos (Lei nº 9.504/1997, art. 28, § 4º, inciso I).

JULHO – QUARTA-FEIRA, 27.7.2016
(67 dias antes)
Último dia para os partidos políticos impugnarem, em petição fundamentada, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais, observado o prazo de três dias contados da publicação do edital (Código Eleitoral, art. 36, § 2º).

JULHO – SEXTA-FEIRA, 29.7.2016
(65 dias antes)
Último dia para o juiz eleitoral anunciar a realização de audiência pública para a nomeação do presidente, primeiro e segundo mesários, secretários e suplentes que irão compor as mesas receptoras e prestar apoio logístico nos locais de votação (Código Eleitoral, arts. 35, inciso XIV, e 120).

JULHO – SÁBADO, 30.7.2016
Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral promover, em até cinco minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política, bem como a esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro (Lei nº 9.504/1997, art. 93-A).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?