NotíciasRafard

Prefeitura anuncia estudo gravimétrico do lixo

01/08/2014

Prefeitura anuncia estudo gravimétrico do lixo

Trabalho visa identificar os tipos de resíduos gerados no município
Objetivo é transformar estado em benefícios para a cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Objetivo é transformar reciclagem em benefícios para a cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – A Prefeitura de Rafard está realizando um estudo gravimétrico do lixo urbano. O objetivo principal desse trabalho é apontar os tipos de resíduos gerados no município, transformando este estudo em benefícios diretos para a população.

“Conhecendo nosso lixo, saberemos o que pode ser reaproveitado e reciclado, gerando renda e emprego para o município por meio de cooperativas de reciclagem e enterrando somente o que é necessário, os considerados rejeitos – aqueles que não podem ser tratados ou reutilizados – diminuindo os custos com a disposição final em aterro, e contribuindo com um meio ambiente sustentável”, explica a chefe do Meio Ambiente, Camila Garcia.

O estudo está sendo realizado pela empresa especializada Reusa e inclui separação, pesagem, relatórios, dentre outros detalhes importantes que serão registrados em documento específico e que fará parte do Plano de Saneamento e Resíduos Sólidos, o qual vem sendo desenvolvido pelo município.

“Quando finalizarmos esse plano, Rafard terá um norte de ação em áreas importantes para se desenvolver na questão ambiental, pois este poderá nortear ações de varrição, tratamento de esgoto e possibilitará o gerenciamento de resíduos sólidos, e o principal: permitirá que o município consiga verbas para investir nestas ações de desenvolvimento”, completa Camila.

De acordo com ela, a empresa que está trabalhando na cidade foi contratada pela Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ) e recebe supervisão de toda a equipe PCJ, sob a coordenação do Departamento de Meio Ambiente de Rafard.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?