CapivariDestaques

Prefeitura de Capivari faz alerta sobre período de queimadas

Foto: Divulgação

A baixa umidade relativa do ar é um dos principais responsáveis pelo aumento dos focos de incêndio. Por isso, a Prefeitura de Capivari, através da Diretoria de Meio Ambiente, alerta a população sobre o período de estiagem e os riscos de incêndios. Além disso, as queimadas também devem ser evitadas, pois podem levar a doenças respiratórias.

Os problemas respiratórios, por si só, já pioram no período dos focos de incêndio, mas, em meio a Pandemia da Covid-19, é preciso alertar que a situação pode ficar ainda mais delicada, por isso se faz necessário reforçar o alerta para as pessoas que ainda tem como prática atear fogo em plantações e lixo.

O diretor de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, reforça o alerta sobre a prática ilegal de atear fogo em terrenos.

“Estamos em meio a uma Pandemia, onde a queimada que é ato criminoso, pode vir agravar a situação de idosos e também daqueles que tem problemas respiratórios ou crianças.

Outro risco é o fogo próximo as residências, colocando assim, a vida dos moradores em risco”, explica Pagotto, que ainda reforça os possíveis danos para as árvores nativas e animais.

Operação Estiagem

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Capivari iniciaram no dia 1º de maio a Operação Estiagem de 2021.

As ações de prevenção e combate a incêndios e orientação à população sobre a baixa umidade relativa do ar seguem até dia 30 de setembro, e são realizadas junto com a Operação Corta Fogo, do Governo do Estado.

Em caso incêndio, a população pode ligar para os telefones (19) 3492-3186 ou 199, da Defesa Civil, e também para Guarda Civil pelo 153 ou 3491-1311. Ressaltando que queimada é crime.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?