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Prefeitura de Capivari registra queda de mais de 20% na arrecadação de impostos

Comércios dos chamados serviços não essenciais continuam fechados até 31 de maio (Foto: Arquivo/O Semanário)

Com os comércios dos chamados serviços não essenciais fechados, devido ao enfrentamento à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Capivari já amarga redução de mais de 20% na arrecadação de impostos. A informação foi divulgada na quinta-feira (14), pelo prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, que apresentou balanço da Secretaria Municipal de Finanças.

Em comparativo dos meses de abril de 2019 e o mesmo mês de 2020, referente à arrecadação com principais tributos e transferências – IPTU, ISSQN, FPM, ICMS e IPVA –, houve redução de 20,34%. Em valores, representa R$ 1.631.043,75 a menos nos cofres públicos municipais.

O impacto maior, em valores, foi na arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – R$ 1.140.892,02 (R$ 28,78%) a menos. No mesmo período de 2019, o município arrecadou R$ 3.963.799,81, enquanto neste ano, o valor caiu para R$ 2.822.907,79.

Já em porcentagem, a maior queda foi no IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), que apresentou variação de R$ 134.829,20, queda de R$ 49,26% no período apresentado.

Confira o balanço completo na tabela abaixo:

balanço-receita-capivari

Impacto no comércio

Segundo o chefe do Executivo, um levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Capivari (ACIC), revelou que 20% dos comércios da cidade não conseguirão retomar as atividades, ou seja, fecharão as portas.

Rodrigo Proença também informou que já se reúne com representantes da cidade para um plano de retomada do comércio e lançou uma campanha com o mote: “Quando você escolhe o comércio local, todos ganham!”.

A campanha incentiva os moradores a consumirem nos comércios locais: “é perto da sua casa, o pequeno negócio devolve à comunidade, empregos são gerados e o dinheiro fica na cidade”, são os dizeres utilizados no material de comunicação.

De acordo com Proença, além dos incentivos, campanhas e sorteios, em parceria com a ACIC já estão sendo estudadas para a retomada do comércio local, prevista para 1º de junho.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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