CapivariDestaquesNotíciasRegião

Prefeitura decreta Estado de Emergência devido as chuvas das últimas 36 horas

Nível do Rio Capivari está sendo monitorado de hora em hora (Foto: Arquivo/O Semanário)
Nível do Rio Capivari está sendo monitorado de hora em hora (Foto: Arquivo/O Semanário)

Monte Mor está em estado de emergência. O decreto aconteceu por meio da Secretaria de Defesa Civil que está atuando em vários pontos da cidade devido ao volume de chuva acumulado nas últimas 36 horas. No município choveu aproximadamente 160 milímetros. O nível do rio Capivari está em 2,4 metros. O volume acumulado superou a meta que seria de 25 milímetros por dia e colocou a cidade como segunda do estado de São Paulo que mais choveu.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Murilo Rinaldo, não há desabrigados.

“Estamos acompanhando a limpeza das quatro residências afetadas pela queda de um muro no Jd. Fortuna. Duas das quatro famílias resolveram sair dos imóveis, já as outras duas, optaram por ficar no local. Além disso, estamos monitorando os pontos de alagamentos e prestando todo apoio necessário para as vítimas”, destacou Murilo, que pede que a população fique atenta as novas pancadas de chuva que estão previstas até quarta-feira, 10.

No total, foram quatro casas atingidas pelo desabamento de um muro de uma empresa no Jd. Fortura, e a queda de cinco árvores no bairros, Jd. Alvorada, Alvorada, Pq. do Café e Jd. Fortuna e pontos de alagamentos na Água Choquinha. Quem precisar de atendimento emergencial da Defesa Civil pode acionar a equipe pelo 153 na Guarda Civil Municipal.

Capivari

A Prefeitura de Capivari já providenciou a abertura de dois locais para abrigar as famílias que tiverem as residências atingidas pela água: a Escola Professor Aldo Silveira, no bairro Moreto, e o Centro de Ginástica. A administração municipal também já providenciou os caminhões para que a retirada dos móveis das famílias seja feita, são moradores dos bairros: Moreto e Santa Rita de Cássia.

Às 17h27, o nível do rio Capivari estava em 1.80m. Às 20h44, o volume chegou a 2.12m. O monitoramento é realizado constantemente pela Defesa Civil e pela Guarda Civil. Todas as secretarias municipais já estão preparadas para atender a população afetada.

Já existem pontos de alagamento em Capivari. Por conta disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez a interdição do trecho da rua Padre Haroldo, próximo ao Campo do Juventus.

A Secretaria da Educação suspendeu as aulas na EICAP Professor Aldo Silveira, no bairro Moreto, na terça-feira, 9. O bairro é um dos mais atingidos e, para melhor atender as famílias, a escola torna-se neste momento um abrigo necessário. A Secretaria pede a compreensão de todos neste momento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?