NotíciasRafard

Prefeitura define medidas para conter desperdício de água

03/11/2014

Prefeitura define medidas para conter desperdício de água

Moradores que forem flagrados desperdiçando água serão notificados e, em caso de reincidência, receberão multa
Reunião definiu diretrizes que comporão projeto de lei para o uso racional da água em Rafard (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Reunião definiu diretrizes que comporão projeto de lei para o uso racional da água em Rafard (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Preocupados com a estiagem e em solidariedade à situação enfrentada por diversos municípios da região, o prefeito César Moreira (PMDB) e o vice Carlos Roberto Bueno (PPS) se reuniram com a equipe de governo na última segunda-feira, 27, para definir medidas preventivas em relação à falta de água e ao incentivo ao uso racional da mesma.

De acordo com a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Camila Garcia, Rafard ainda não sofreu as consequências da falta da água, pois é abastecida exclusivamente por poços artesianos. No entanto, segundo ela não é possível garantir que “a situação caótica sofrida por muitos municípios vizinhos” nunca afetará a cidade.

“Estamos atentos a essa situação preocupante, mas, por mais que trabalhemos no sentido de monitorar, não há nenhuma garantia de que nossa água não irá acabar, pois não existe na região nenhum estudo sobre a disponibilidade hídrica subterrânea”, explica. Ainda de acordo com Camila, esse estudo será realizado em 2015, pelo Instituto Geológico de Campinas. “Até lá, trabalharemos apenas com expectativas.”

Lei

Diante dessa incerteza, a Prefeitura de Rafard decidiu ir além das campanhas de conscientização para o uso racional e preparou um projeto de lei para punir as pessoas que desperdiçarem água. “Se o projeto for aprovado pelos vereadores, faremos uma notificação caso sejam constatadas situações de desperdício como lavar calçadas, garagens, carros e encher piscinas”, conta César Moreira.

E, em caso de reincidência, o morador será multado. “Outra medida que tomaremos é cortar a água do cemitério após o Finados. Em Rafard, temos pessoas que lavam os túmulos todas as semanas. Caso a pessoa queira lavar o tumulo a partir do Dia de Finados, deverá levar água de reuso”, acrescenta. O projeto será protocolado na próxima sessão ordinária, que acontece na terça-feira, 11, na Câmara.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?