Rafard

Prefeitura envia nota oficial a respeito da demolição do Ginásio de Esportes Antônio Cerezer

Segundo prefeito, estruturas não poderiam ser reaproveitadas

Ginásio Antônio Cerezer foi demolido há 15 dias (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Ginásio Antônio Cerezer foi demolido há 15 dias (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

“A Prefeitura Municipal de Rafard autorizou, no início do mês de maio, o desmonte das estruturas do Ginásio de Esportes Antônio Cerezer. O objetivo da administração é a reconstrução do mesmo, nos moldes da planta inicial, com a possibilidade de fazer a inclusão de sanitários e vestiários, seguindo os padrões legais de construção.

Há alguns meses, um forte vendaval destelhou parte do Ginásio de Esportes Antônio Cerezer. Ao tomar conhecimento do fato, imediatamente a Defesa Civil interditou a área com objetivo de afastar os perigos causados pela queda da estrutura. Após a interdição, o prefeito solicitou estudos da engenharia para reconstrução do mesmo, pois seu objetivo era não somente reerguer o ginásio, mas reformar o Cepar.

‘Depois desse estudo ficamos surpresos, pois apesar de afastado o perigo causado pelo destelhamento, após a interdição, o engenheiro disse que a reconstrução, aproveitando as estruturas afetadas com os ventos não seria recomendada’, explica o prefeito César Moreira (PMDB).

De acordo com o chefe do Executivo, quando retirada parte da estrutura foi constatado que as colunas que sustentavam o ginásio não suportariam reconstrução naqueles moldes. ‘Reconstruir o ginásio em cima de colunas não apropriadas seria negligência de nossa parte. Como eu já disse, não trabalharemos com medidas paliativas.’

Moreira disse que a estrutura retirada não está danificada e foi guardada para ser reaproveitada, e que o jurídico trabalha na regularização do terreno. Segundo ele, a piscina também está sendo limpa e um projeto está sendo estudado para torná-la apropriada para crianças.

‘A ideia inicial é levarmos a sede da Guarda Municipal para lá, a fim de evitarmos invasões quando a piscina estiver limpa. E, num prazo maior, reformarmos a mesma para que as crianças possam utilizá-la’, enfatiza.

O prefeito disse que aguardará mais alguns meses para tentar a reconstrução da piscina, do ginásio e do salão com o terreno já regularizado, por meio de verbas estaduais ou federais. No entanto, se isso demorar, melhorias serão feitas recursos próprios. ‘Algumas pessoas questionaram o porquê do desmonte e, ao mesmo tempo, da autorização da feirinha’, comenta Moreira.

‘A essas pessoas digo que uma coisa é a interdição que afastou o perigo iminente e outra é a reconstrução em estruturas já danificadas. Tenho muito respeito pela família Cerezer, por isso até o final de meu mandato teremos, não só um belo ginásio, como também piscina e campo em melhores condições’, garante o prefeito de Rafard.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?