NotíciasRafard

Prefeitura inaugura canil da Guarda Municipal

21/03/2014

Prefeitura inaugura canil da Guarda Municipal

Segundo o secretário da Defesa Social, Gamaliel de Souza, cães auxiliarão na busca de drogas e no policiamento ostensivo durante partidas de futebol
Capivari recebeu dois Labradores, um Pastor Belga, um Rottweiler e um Pastor Alemão (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

CAPIVARI – Na sexta-feira, 14, aconteceu a cerimônia de inauguração do canil da Guarda Municipal. De acordo com o secretário da Defesa Social, Gamaliel de Souza, a corporação possui cinco cães, sendo dois da raça Labrador, um Pastor Belga de Malinois, um Rottweiler e um Pastor Alemão Capa Preta. Desses, apenas dois estão prontos para o trabalho policial. O restante está em processo de adestramento.

O objetivo, segundo Souza, é utilizar dois cães para farejamento, dois para ataque e um com dupla função. “Os animais são muito eficientes. Eles poderão trabalhar em ocorrências de busca de drogas e em situações que exijam policiamento ostensivo, como partidas de futebol”, explica. Para ele, a cidade só tem a ganhar com a implantação do canil. “Além de contribuir para o trabalho da Guarda Municipal, a utilização dos cães ajudará as polícias Civil e Militar”, afirma o secretário.

A inauguração teve a participação do prefeito Rodrigo Proença (PPS), do vice-prefeito Vitor Riccomini (PTB), de secretários e diretores municipais e de vereadores. Representantes das GMs de Itapevi, Indaiatuba e Santana de Parnaíba também marcaram presença e trouxeram os próprios cães. Ao lado de guardas de Capivari, apresentaram demonstrações de comando, farejamento e intervenção tática.

Segundo o secretário de Segurança de Itapevi, Kleber Maruxo, diversos municípios são prejudicados durante jogos realizados em praças esportivas, em que se emprega um efetivo com muitos “homens” nos estádios e, consequentemente, a população fica desprotegida nos demais pontos da cidade. No entanto, “com o auxílio do canil essa escala de serviço diminui, ou seja, não serão necessários tantos guardas, pois os cães suprem a demanda”, exemplifica.

Ao mesmo tempo, de acordo com ele os animais podem ser trabalhados nas escolas e utilizados pela Defesa Civil, em caso de soterramento. O canil está instalado no mesmo prédio onde funciona a Defesa Civil (Avenida José Annicchino, 549 – Jardim Elisa). Ele começou a ser reformado em 2013, quando a GM especializou três agentes para o policiamento com cães: Leandro de Paula, Marcos Soares e Jeferson Sustein.

Durante a cerimônia, Proença garantiu que o canil é a primeira das várias melhorias que a Guarda Municipal receberá. Para este primeiro semestre, o prefeito anunciou que a corporação terá a frota renovada. A prefeitura investirá cerca de R$ 400 mil na locação de 13 veículos 0 km, sendo dez carros e três motos.

Depois de dez anos, o efetivo da GM crescerá. A Secretaria da Defesa Social abrirá em breve concurso para contratação de novos agentes. “O último aconteceu em 2004, enquanto o penúltimo, em 1992. É muito tempo sem ampliação do número de guardas”, diz o prefeito. Além disso, por intermédio do deputado federal Salvador Zimbaldi (PROS-SP), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) repassará R$ 300 mil ao município para modernização da Central de Monitoramento, “e há muito mais por vir nos próximos anos”, conclui Proença.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar