NotíciasRafard

Prefeitura inaugura CRAS

Evento contou com serviços gratuitos para a população

Autoridades descerram placa inaugural (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Durante a semana de comemorações pelos 49 anos de emancipação político-administrativa, a prefeitura inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No sábado, 22, o evento contou com bastante entretenimento e serviços gratuitos oferecidos à população: brinquedos, corte de cabelo, aferição de pressão e exames de diabetes, oficinas de desenhos, atualização do cadastro do Programa Bolsa Família, com pesagem e medição e apresentações referentes ao dia da cidade.

CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada a capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

“Estou muito feliz em poder entregar para a população um CRAS. Com ele funcionando, temos a certeza de que há pessoas trabalhando pelo bem estar do cidadão e da família”, diz o prefeito César Moreira (PMDB).

Segundo ele, o principal serviço ofertado pelo Centro de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Em Rafard, além das famílias, são atendidos grupos de adolescentes de 12 a 15 anos e jovens entre 15 e 17 anos. O CRAS da cidade possui ainda o serviço de Horta Comunitária e atende o grupo de idosos Viver a Melhor Idade. A inauguração contou com a presença dos vereadores e do chefe de gabinete da Prefeitura de Capivari, Eduardo Prado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?