CapivariNotícias

Prefeitura inaugura novo espaço da Biblioteca Municipal

25/07/2014

Prefeitura inaugura novo espaço da Biblioteca Municipal

Prédio, na Rua XV de Novembro, foi totalmente reformado para receber a biblioteca
'Um sonho realizado', diz secretário da Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
‘Um sonho realizado’, diz secretário da Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – “Tua vida é como um livro / O título corresponde ao teu nome / O prefácio é uma introdução ao mundo / As páginas são as crônicas diárias de teus esforços”. A leitura do poema “O Livro da Vida”, de Ernesto Coutinho Júnior, foi um dos momentos marcantes da inauguração da Biblioteca Municipal João Batista Prata, na manhã de quarta-feira, 23.

O novo espaço destinado à biblioteca, na Rua XV de Novembro, 382 – Centro, foi totalmente reformado. A partir de agora, os mais diversos públicos terão espaço para leituras, encontros e estudos. Há um miniteatro para contação de histórias e apresentação de peças teatrais, no qual serão desenvolvidos projetos pedagógicos em parceria com as escolas municipais. Uma unidade do Capivari Digital também está disponível no local.

“Um sonho realizado.” É assim que o secretário da Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza, definiu o momento. “Esse espaço foi diferenciado para a população. Hoje, você coloca o título na internet e o trabalho está pronto. Eu queria criar um espaço para que as pessoas voltassem a usar a biblioteca”, diz. Piazza ressaltou, ainda, que o apoio dos funcionários da secretaria foi fundamental na realização do projeto.

Para o vice-prefeito Vitor Riccomini (PTB), os investimentos em leitura não podem parar. “Só através do conhecimento, da leitura, do investimento em educação e na cultura é que vamos garantir um futuro promissor para nossa população”, afirma.

O prefeito Rodrigo Proença (PPS) lembrou que a inauguração marca os 110 anos de João Batista Prata e os 182 anos de Capivari. “É uma alegria abrir essa porta neste momento. É a porta do conhecimento, da transformação que um livro pode proporcionar na vida do cidadão. Este local contribui e muito para o desenvolvimento da ‘Terra dos Poetas’”.

A biblioteca

Na sessão camarária de 2 de dezembro de 1948 foi promulgada a Lei n° 60/1948, que dispõe sobre a instalação de uma Biblioteca Municipal. A criação se deu na gestão do então prefeito Miguel Simão Neto, em 10 de julho de 1959.

Ao todo, mais de 15 mil livros estão informatizados e à disposição da população. Existem outros títulos, ainda, que não estão informatizados. A biblioteca possui obras gerais, obras de referência (dicionários, enciclopédias e livros de pesquisa), livros que relatam a história de Capivari, literatura e livros infantis, jornais, revistas e hemeroteca (recortes de jornais e folhetos).

Para fazer a inscrição, o usuário precisa levar um documento de identidade, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. Os atendimentos ao público são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, funcionando normalmente no horário de almoço. O e-mail para contato é [email protected].

biblioteca-municipal-joao-batista-prata-2

biblioteca-municipal-joao-batista-prata-3

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?