NotíciasRafard

Prefeitura investe cerca de meio milhão em reforma da UBS e construção de farmácia

26/09/2014

Prefeitura investe cerca de meio milhão em reforma da UBS e construção de farmácia

Nova farmácia está em funcionamento com amplo estoque de medicamentos; reforma da UBS será entregue nos próximos dias, afirma prefeitura
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Nova farmácia do Posto de Saúde já está em funcionamento (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Após anunciar melhorias no setor odontológico e iniciar uma série de ações ligadas à saúde, a prefeitura anunciou que a nova farmácia do Posto de Saúde já está funcionando, apta a atender toda a população. A obra deverá ser inaugurada oficialmente no próximo mês.

Desde o início do ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) também vem recebendo ampla reforma. A mudança consiste em adequações na brinquedoteca, melhorias na sala de coleta de sangue, construção de mais salas e um sanitário, colocação de revestimentos, bloquetes no estacionamento, troca de portas e pintura geral, além da compra de novos equipamentos para dar total suporte a profissionais e pacientes.

As mudanças no setor vêm de encontro à ideia do prefeito César Moreira (PMDB) de dar prioridade à qualidade no atendimento e à estrutura da saúde. “Temos enorme preocupação com a saúde do município e, desde que assumimos, estamos fazendo o possível para melhorar o setor. Em 2013 e 2014, investimos pesado para corrigir falhas e priorizar a qualidade no atendimento”, afirma.

Moreira conta que outubro será um mês importante para a saúde, “pois além de darmos sequência às atividades de prevenção e orientação, teremos as inaugurações oficiais da farmácia, do PSF [Programa Saúde da Família] e o ‘Outubro Rosa’, que será inovador para Rafard”. Sobre a farmácia, vale lembrar, segundo ele, que a administração atual contratou mais uma farmacêutica para atuar na distribuição de medicamentos, e que após essa ação, ampliou o horário de funcionamento da unidade.

“Antes, a farmácia funcionava até às 17h, mas, muitas vezes o paciente passava pelo médico às 18h ou às 19h e tinha que esperar até o outro dia. Agora, a farmácia funciona até às 19h”, diz. Ainda de acordo com o prefeito, essas obras e serviços somam investimento de cerca de meio milhão, por meio de dois convênios firmados com o Governo do Estado de São Paulo.

“Desde que assumimos, adquirimos novos equipamentos, contratamos mais dentistas, aumentamos o salário dos médicos para atrair novos profissionais, aumentamos o repasse para a Santa Casa, para não faltar atendimento, conquistamos um PSF com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, reformamos o Centro Odontológico, adquirimos uma van e uma ambulância para o transporte de pacientes, ampliamos a farmácia e reformamos a Unidade de Saúde. Acredito que a população está percebendo o interesse do governo municipal em melhorar o atendimento em Rafard.”

Segundo César Moreira, por ser um local de tráfego intenso de pessoas e pacientes, a reforma da UBS teve um pequeno atraso em seu cronograma, mas um acordo com a empresa já foi firmado para que a mesma agilize o término da obra, que está previsto para os próximos dias, e com inauguração também programada para o mês que vem.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?