Capivari

Prefeitura lança o projeto “Capivari Lendo no Parque”

Aproveitar a paisagem tomada pelo verde e, de quebra, incentivar o hábito da leitura. É isso o que pretende a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a editora Adonis (Americana), com o lançamento do projeto “Capivari Lendo no Parque”, no domingo, 30, a partir das 9h, no Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli.
A data será especial para Capivari. Além de ser uma das atrações da comemoração do aniversário de 181 anos da cidade (celebrado em 10 de julho), o evento marca a reinauguração do Parque Ecológico, que ganhou “cara nova”. O governo municipal investiu na limpeza, pintura e iluminação da área e também reforçou a segurança.
“Vamos devolver o espaço à sociedade”, diz o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS). Ele continua: “O Parque Ecológico, uma área belíssima da nossa cidade, agora está recebendo a atenção que lhe é merecida. Com isso, ganha a população”.
A festa literária, que será aberta ao público, vai se estender durante todo o dia, com previsão de término para as 16h. A programação do evento inclui, entre outras atrações, exposição de trabalhos pedagógicos das escolas municipais, apresentações culturais, atividades recreativas, tendas de leitura e participação de contadoras de histórias.
“Queremos incentivar a leitura, conduzir não só crianças, mas também adultos, ao prazeroso universo dos livros”, explica a supervisora de ensino da Secretaria da Educação, Marisa da Silva Nogueira.

“As Aventuras do
Murilinho”
Um dos destaques do “Capivari Lendo no Parque” será o lançamento do gibi “As Aventuras do Murilinho”. O personagem da revista em quadrinhos é inspirado no jovem Murilo Ferreira Carnicelli (morto em acidente de trânsito, em 2001), que dá nome e é patrono do Parque Ecológico.
O gibi consegue concentrar os dois objetivos centrais do evento: incentivo à leitura e divulgação do Parque Ecológico. “Na história, o Murilinho apresenta às crianças o Parque Ecológico como um lugar de descobertas, uma área de lazer agradável”, conta Maria Amélia Moscom, da editora Adonis, que assina o texto da revista em quadrinhos.
Nesta primeira edição, a aventura vivida pelo protagonista da história é intitulada “Murilinho e o Mistério do Parque Ecológico”. Segundo Maria, outros dois gibis serão lançados até o fim do ano. “O Murilinho é um personagem que vai passear pela cidade toda”, afirma.

Iniciativa elogiada
A iniciativa da Prefeitura de reinaugurar o Parque Ecológico e de promover a festa literária foi elogiada pelos pais de Murilo. “Foi uma surpresa muito agradável, uma sensação de alegria que se entendeu para todos os nossos parentes e amigos”, diz Orlando Carnicelli Júnior.
Já Heloísa Pagotto Ferreira Carnicelli espera que “a população aproveite o belo espaço do Parque Ecológico”. “O local estava abandonado e agora volta a ser uma opção de lazer para os cidadãos. Essa atenção da Prefeitura com o parque é importantíssima para nós.”
Para Rodrigo, que era amigo pessoal de Murilo, o projeto “Capivari Lendo no Parque” simboliza o respeito que a Administração 2013/2016 tem pelo Parque Ecológico. “É uma grande felicidade poder reinaugurar o local e ainda enaltecer o nome do Murilo, que sempre foi muito querido por todos.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?