GeralNotíciasRafard

Prefeitura localiza 44 capelas na zona rural de Piracicaba após mapeamento

Em 2 meses, Secretaria de Agricultura e Abastecimento percorreu bairros.
Mapa com as igrejas visa fomentar o turismo e a preservação dos imóveis.

Capela de São Benedito, no bairro Pau Queimado, em Piracicaba (Foto: Antônio Salvador Castello/Sema)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (SP) mapeou e catalogou 44 capelas localizadas na zona rural do município. O trabalho, além de servir como fonte de informações para visitas, visa estimular o turismo, a preservação dos imóveis e reforçar a ligação das comunidades locais com os templos católicos.

Capela de São Jorge, isolada no bairro Passa Cinco (Foto: Antônio Salvador Castello/Sema)

Durante dois meses, o topógrafo Antônio Salvador Castello, funcionário da secretaria, percorreu os bairros rurais para documentar as capelas em imagens. “Entre um trabalho e outro, fazia o levantamento e confirmava o apreço e o cuidado dos moradores vizinhos com as capelas”, disse.

Ainda de acordo com Castello, as comunidades rurais têm uma ligação forte com as igrejas, e não apenas nos períodos dedicados aos santos padroeiros, mas o ano todo. “Os moradores dos sítios e fazendas são muito religiosos. Isso fica claro na atenção que as famílias dedicam às capelas e ao que elas representam para a comunidade, o que se torna uma grande família”, relatou.

Capela de São Francisco de Assis, no bairro Pessatinho (Foto: Antônio Salvador Castello/Sema)

Mapa das capelas

O mapa com o traçado das estradas rurais de Piracicaba ilustrado com as capelas pode ser consultado na sede da pasta (Avenida Doutor Paulo de Moraes, 2.113, no bairro Paulista). O titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, informou que uma das propostas do mapeamento também é incentivar o turismo agrícola na cidade.

“A zona rural de Piracicaba é muito extensa e rica. A maioria dos habitantes do município sequer tem noção disso. Com o mapa ilustrado com as capelas, nossa intenção também é fomentar a visitação a essas comunidades, que é de onde sai boa parte dos produtos que abastecem os varejões municipais”, relatou.

Quase-paróquia Imaculada Conceição, Nova Suíça (Foto: Antônio Salvador Castello/Sema)

As grandes propriedades rurais de Piracicaba produzem, principalmente, cana-de-açúcar, laranja, milho e eucalipto. Já nas áreas menores são cultivadas hortaliças e outros tipos de alimentos mais comuns no dia a dia, segundo o secretário. “A zona rural também abriga muitas nascentes, o que torna ainda mais importante o trabalho de preservação sustentável destas regiões”, disse Gimenez.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?