CapivariDestaquesNotícias

Prefeitura promete zerar filas para exames de mamografia até outubro

Imagem ilustrativa

Para que essa ação seja possível, mais de 900 agendamentos já foram feitos

A Secretaria de Saúde de Capivari divulgou no último dia 2 que 961 exames de mamografia foram agendados do período de janeiro até a data mencionada, para sua realização até o próximo mês de outubro.

A iniciativa, que faz parte do programa Corujão da Saúde, vai zerar a fila de espera para as mamografias, que são agendadas por meio da Central de Regulação.

As pacientes são encaminhadas a cidades da região de Capivari para a realização do exame, e grande parte da demanda dos exames marcados será atendida, principalmente, pelo Centro de Diagnóstico Ilumina, em Piracicaba.

O exame é muito importante para a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, que é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo. Deve ser feito a partir dos 40 anos, anualmente, ou quando houver casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame antes desta idade e com a frequência que julgar necessária.

“As mulheres devem realizar o exame com a frequência recomendada, caso a caso, pois há nódulos não palpáveis em que a mamografia pode detectar, e desta forma o médico poderá realizar o tratamento de maneira precoce, o que aumenta mais ainda as chances de cura de um possível câncer”, diz a secretária de Saúde Alessandra Fumiko Yatabe de Campos.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, a Saúde vive um excelente momento. “Temos tido muitas notícias boas na área da saúde recentemente, como a vinda do Corujão da Saúde, que vai zerar a fila de mais um exame importante para nossas mulheres, além da renovação do contrato para os leitos da UTI com a Unimed Capivari, dos mais de 5 mil atendimentos de fisioterapia no primeiro semestre deste ano, o início das obras da UBS da região do Moreto, a reforma do Posto Central, entre outras ações. Estamos avançando em qualidade de vida e saúde”, diz o prefeito.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?