CapivariNotícias

Prefeitura volta a coletar óleo de cozinha usado

Executivo firmou parceria com empresa para que material seja usado na fabricação de biodiesel

Prefeito durante reunião com representante da empresa Disk Óleo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – A Lei nº 3304/2007, de autoria do então vereador e atual prefeito de Capivari, Rodrigo Proença (PPS), que dispõe sobre coleta seletiva de óleo de cozinha usado para fabricação de biocombustível, voltará a ser cumprida no município. Isso porque a prefeitura está prestes a firmar parceria com a empresa Disk Óleo, que realizará a coleta do material associada a um trabalho de educação ambiental.

Na semana passada, Proença, acompanhado da diretora de Meio Ambiente, Karen Angelim, reuniu-se com Igor Arantes, um dos proprietários da Disk Óleo, e com Elizete Aguiar, professora coordenadora de Geografia da Diretoria de Ensino de Capivari e uma das responsáveis pelo projeto de Educação Ambiental das escolas estaduais da região, para tratar do assunto. O projeto não terá custo nenhum para a prefeitura e o óleo coletado será transformado em biodiesel.

De acordo com Arantes, o trabalho é feito principalmente nas escolas. “Primeiro nós damos a orientação aos alunos. Depois deixamos os reservatórios nas escolas para que eles possam levar o óleo até lá. Lembrando que tem que ser óleo usado. E, para incentivá-los, criamos uma espécie de catálogo de pontuação, pelo qual as escolas podem ganhar prêmios conforme a quantidade arrecadada”, explica.

Para que a parceria fosse efetivada, a Diretoria de Meio Ambiente fez o levantamento de todas as licenças que a empresa precisa ter para realizar esse serviço. “A Disk Óleo está dentro das normas legais. Pude ver também um pouco do que eles fazem em outras cidades e tenho certeza que isso será muito bom para Capivari”, comenta Karen.

Ao ter acesso ao projeto, o prefeito mostrou-se bastante animado. “Em 2007, preocupado com o meio ambiente, fiz essa lei do óleo de cozinha e é com satisfação que, agora como prefeito, posso colocá-la em prática. Faremos essa campanha por intermédio das nossas crianças, que são ótimos agentes multiplicadores. Tenho dois filhos e eles vivem me ensinando coisas diferentes.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?