Capivari

Presidente Du Bombonatti apresenta números e fala sobre trabalho da Câmara Municipal de Capivari nos primeiros 100 dias de governo

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Após os primeiros 100 dias de trabalho, o presidente da Câmara Municipal de Capivari, Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), fala um pouco sobre a atuação do Poder Legislativo. Confira:

Que balanço o senhor faz desses primeiros 100 dias de trabalho do Poder Legislativo?

Du Bombonatti: Tivemos uma grande renovação na Câmara Municipal de Capivari e é evidente que todos os vereadores estão bastante empenhados em discutir projetos, buscar recursos e fiscalizar o Poder Executivo. Hoje temos uma Câmara atuante e participativa e quem ganha com isso, com certeza, é a nossa população.

Quais projetos foram votados nesse período?

Du Bombonatti: Até a 11ª sessão ordinária, que ocorreu em 12 de abril, a Câmara Municipal de Capivari votou 301 proposituras, que são projetos de lei e de resolução, emendas, requerimentos e moções, e foram aprovadas 300. Destaco a aprovação de três projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, que são extremamente importantes: o que autoriza a participação de Capivari no Consórcio Público para a aquisição de vacinas contra a Covid-19; o que cria o Departamento de Frota e Transporte e todas as suas regulamentações; e por fim o que concede o adicional de insalubridade aos agentes comunitários de saúde.
Em relação às moções, destaco a que apresentei destinada ao Governo do Estado de São Paulo para que seja revisto o corte de 12% no repasse do SUS [Sistema Único de Saúde] e também a de autoria do vereador Ruan Henrique Pellegrini Braggion [Republicanos] para que o Governo do Estado faça a doação e o custeio de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] à Santa Casa de Misericórdia de Capivari. E, por fim, a Moção de Apelo de autoria de todos os vereadores endereçada à Empresa Brasileira de Correios, solicitando que seja regularizada a entrega de correspondências nos bairros Santa Teresa D’Ávilla, Villa de Capri, Jardim Tarsila, Caraça e Loteamento Habitacional Dr. Vereador Ismael Sanches. As moções foram aprovadas por unanimidade.

É notória a grande quantidade de indicações e requerimentos apresentada pelos vereadores, o que o senhor tem a dizer sobre isso?

Du Bombonatti: Em três meses, foram apresentados 387 indicações e 244 requerimentos, números que ultrapassam o ano todo de 2020. Avalio que esse seja o reflexo da renovação que ocorreu na Câmara Municipal de Capivari. Indicações e requerimentos são instrumentos legais que os vereadores têm para cobrar e fiscalizar o Poder Executivo e devem sim ser usados.

Como estão os trabalhos das Comissões?

Du Bombonatti: Por ocupar o cargo de presidente, não participo de nenhuma comissão, mas acompanho por fora e posso dizer que os vereadores estão empenhados em suas funções, fazendo reuniões e dando os pareceres necessários antes que os projetos sigam para a votação. Vale ressaltar que, além das comissões permanentes, a Câmara aprovou a criação de duas comissões temporárias, uma para o estudo do Plano Diretor do município e a outra para o estudo de ações contra a Covid-19.

Além das Comissões, existe algum outro tramite antes dos projetos irem para votação?

Du Bombonatti: Legalmente não, mas existe um consenso entre os vereadores para que os projetos entrem para votação somente após serem analisados e com todas as dúvidas sanadas. Cito como exemplo o projeto da criação do Departamento de Frota e Transporte, em que fizemos inúmeras reuniões com membros da Prefeitura e com os motoristas antes de ir para votação. Inclusive ele foi aprovado junto com uma emenda proposta pelas Comissões da Câmara. É importantíssimo que os vereadores saibam o que estão votando. Devemos votar com convicção e não por obrigação, até porque seremos cobrados pela população por isso.

Quais projetos da Mesa Diretora o senhor gostaria de destacar?

Du Bombonatti: Lançamos recentemente a campanha Entrega Solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene e limpeza. É uma iniciativa da Câmara Municipal que tem o objetivo de ajudar as famílias que estão passando por dificuldades, principalmente nesse momento de pandemia. A campanha segue até o final de abril e todos os produtos arrecadados serão destinados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para que seja feita a distribuição.
Ampliamos também o projeto de digitalização da documentação que tramita na Câmara Municipal. O primeiro passo foi enviar, via e-mail e WhatsApp, os roteiros das sessões aos vereadores e servidores da casa. Em breve, também faremos o envio digital das respostas de requerimentos e dos autógrafos. O passo seguinte é conversar com a Prefeitura para que o protocolo do Poder Executivo seja feito de forma digital. O intuito é economizarmos, até dezembro desse ano, cerca de R$13 mil, entre papel e toner, além de darmos mais agilidade em todo o processo.

Que mensagem o senhor gostaria de deixar para a população?

Du Bombonatti: Que muita coisa boa ainda está por vir. Estamos com alguns projetos em andamento para melhorar ainda mais o trabalho da Câmara Municipal de Capivari, que é referência para as Câmaras da região. Em relação à função legislativa, quero deixar claro o nosso comprometimento em analisar tudo o que é votado, ouvir todos os lados envolvidos e apenas votar com a certeza de que estamos fazendo o melhor para a nossa cidade. E enfatizo mais uma vez o empenho de todos os vereadores. Mesmo estando de portas fechadas, por conta das restrições impostas pela pandemia, a Câmara Municipal de Capivari está à disposição dos cidadãos capivarianos por meio do telefone, das redes sociais e pelo contato direto com cada vereador. É trabalhando juntos que conseguiremos conquistar o tão sonhado desenvolvimento para Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?