Rubinho de Souza

Profa. Jeni Apprilante (1918 – 1960)

Conforme atenta leitura que se pode fazer da Ata de instalação do Ginásio Estadual de Rafard, o mesmo foi criado aos 13 dias do mês de fevereiro de 1970, por Decreto, depois de cumpridas as formalidades legais, segundo as instruções da Delegacia de Ensino Secundário e Normal de Campinas, à qual ficou subordinado.

Começou seu funcionamento em local provisório, ou seja, no prédio do Grupo Escolar “Prof. Luís Grellet” na Rua Vitório Talassi nº 383. Sua instalação foi para nossa cidade, motivo de grande júbilo com festa entre seus moradores, visto que, os alunos para avançarem em seus estudos, dependiam ainda de Capivari.

Foi designado para a Diretoria do Ginásio, o Prof. Aldo Silveira, e o Sr. Edgar Dias de Aguiar, como Secretário.
Imediatamente após empossado como Diretor, o Sr. Aldo Silveira, começou a tomar as providências preliminares para garantir o funcionamento do Ginásio já no corrente ano, determinando a abertura das inscrições para os candidatos à regência das aulas, bem como abertura de matrículas para os alunos se candidatarem às vagas, entre outras providências indispensáveis ao seu bom funcionamento.

Jeni Apprilante, que segundo informações obtidas na secretaria da própria Escola, nasceu em Rafard aos 17 dias do mês de maio de 1918, foi educada nos princípios de amor à profissão e ao próximo, pautando sua vida pela vocação ao Magistério, como uma professora exemplar, digna do título de educadora e mestra, pela elevada missão que abraçou.

escola-estadual-jeni-apprilante-fundo-do-baú
Foto enviada pelo colunista

Inteligente e muito culta, sem perder a humildade e simplicidade, irradiava simpatia e amor pelas crianças, como professora primária. Apesar da pouca saúde física, desempenhou com galhardia a missão confiada nos exatos termos do compromisso que assumiu por ocasião da sua posse no cargo.

Formou-se em 1940 pela Escola Normal de Piracicaba, destacando-se por sua dedicação aos estudos e respeito aos mestres, como uma das melhores alunas.

Em 1959, depois de lecionar em várias cidades do Estado de São Paulo, voltou ao Grupo Escolar de Rafard, onde iniciou sua carreira como substituta, onde naquela oportunidade, regendo Classe de Educação Infantil, revelou todo o vigor de sua vocação.

Infelizmente, logo após voltar para Rafard, sua enfermidade veio a se agravar, obrigando-a a afastar-se do magistério, vindo a falecer em 02 de junho de 1960, aos 42 anos de idade.

Em sua homenagem, no ano de 1971, através da Lei nº 5.602/71, o Ginásio Estadual de Rafard, passou a chamar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus “Profa. Jeni Apprilante”. E, no ano de 1972, na administração do Prefeito Archanjo Honora, com a doação do terreno pela Prefeitura ao Estado com frente para a Rua (hoje Avenida) Dr. José Soares de Faria, foi construído o prédio para funcionamento do Ginásio, onde está instalado atualmente.logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?