NotíciasRegião

Programa Aprendiz Comgás – Manual para jovens atuarem em projetos sociais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa Aprendiz Comgás (PAC) lançará no dia 23 de novembro, às 15 horas, no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina, a publicação Tecnologia Social Para Juventude. Trata-se de uma espécie de manual para ampliar a visão dos educadores em relação ao potencial e à participação juvenil na sociedade, dentro ou fora da sala de aula, além de criar condições para que o educador oriente a atuação dos jovens na elaboração de projetos sociais e articulação com as comunidades.

No evento acontecerá também um debate sobre como os projetos que atuam com jovens se articulam com os direitos da juventude. Participarão dessa discussão Wagner Antonio Santos (coordenador do Programa Jovens Urbanos), e Ivy Moreira (Gestora do Programa Aprendiz Comgás), para falarem sobre suas ações, desafios e aproximações entre as práticas educativas e a garantia de direitos da juventude. Participará também Thiago Vinícius, articulador da Agência Popular Solano Trindade, que trará para o debate sua experiência pessoal de criação das moedas sociais. A mediação será de Livia De Tommasi – Pesquisadora, Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense.

A publicação, que possui dois volumes, será distribuída gratuitamente para os participantes do evento, e também será usada em todas as formações do PAC. Além disso, todo o conteúdo estará disponível através do site http://aprendizcomgas.org.br/, a partir do dia 23 de novembro.

O primeiro volume da publicação apresenta as bases éticas e pedagógicas da proposta de ação educativa. Já o segundo volume apresenta as atividades e dinâmicas que compõem o percurso formativo de jovens para a atuação social, por meio da elaboração de um projeto. Trata-se de um material de caráter operativo, que visa apoiar o educador na organização das situações educativas e cotidianas que respondam aos seus objetivos e às necessidades do percurso vivido pelo grupo.

Sobre o PAC – Programa Aprendiz Comgás

O PAC é uma iniciativa da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás em parceria com a ONG Cidade Escola Aprendiz, que em doze anos de atividades tem auxiliado na formação de jovens de 14 a 18 anos, estudantes do ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de São Paulo, interessados em desenvolver projetos sociais. O Programa aposta no potencial juvenil, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens no exercício da cidadania, na participação e intervenção comunitária por meio criação de projetos. O PAC já envolveu mais de 3319 jovens coordenadores e executores de 740 projetos sociais nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, cidadania e comunicação.

SERVIÇO
LANÇAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DA PUBLICAÇÃO TECNOLOGIA SOCIAL PARA JUVENTUDE

Data: 23 de novembro das 15h às 18h
Local: Auditório da biblioteca do Memorial da América Latina.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?