NotíciasRegião

Programa de Estágios do Governo do Estado insere mais de 30 mil estudantes no mercado de trabalho

Fundap fecha o ano com saldo positivo e já se prepara para a seleção de 2013

O Programa de Estágios da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, Fundap, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, ajudou a encaminhar, nos últimos cinco anos, mais de 30 mil jovens para o mercado de trabalho.
Com o objetivo de oferecer a estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior a oportunidade de estagiar no setor público e, consequentemente, adquirir experiência profissional, o programa já disponibilizou cerca de 50 mil vagas desde 2008.
Segundo a chefe da divisão de Estágios da Fundap, Shirlei Cascales, o aprendizado proporcionado no estágio vai além da prática e pode ser o diferencial no momento de escolher e planejar a carreira.
“O estágio coloca o estudante em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivências e experiências que contribuem para o desenvolvimento de consciência crítica e capacidade de tomar decisões mais qualificadas”, disse Shirlei.
São mais de 100 órgãos e empresas parceiras do programa, entre elas o Metrô, o Instituto de Botânica, a Fundação para o Remédio Popular (Furp). Com uma grande variedade de segmentos, o Programa de Estágios permite que alunos de diferentes cursos encontrem oportunidades adequadas aos seus interesses.
Mudanças
Em 2008, o Governo do Estado de São Paulo instituiu uma nova política de estágio da qual a seleção pública para o ingresso no programa faz parte. O intuito dessas mudanças é garantir igualdade de acesso a qualquer estudante interessado em conhecer e estagiar na administração pública.
“Nesses cinco anos de programa, os processos passaram por revisões e ajustes. Hoje, o Programa de Estágios já se consolidou como uma ferramenta justa e eficiente na seleção de candidatos. Em 2012, por exemplo, foram classificados quase 44 mil estudantes, o que representa um acréscimo de quase 100% em relação a 2011”, destaca o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.
Processo seletivo
O programa realizou 11 processos seletivos entre 2008 e 2012. Pelo menos duas provas são aplicadas a cada ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Nos primeiros meses de 2013, a Fundap realizará um novo processo seletivo para atender a demanda de aproximadamente 10 mil vagas disponíveis em todo o Estado.
Uma pesquisa realizada por outro programa da Fundap, Avalia São Paulo, com estudantes que concluíram as atividades entre 2008 e 2009 mostra que 95% deles recomendam o programa. Tal resultado é decorrente da credibilidade na seleção pública, da qualidade dos estágios oferecidos, do interesse dos estudantes em conhecer a administração pública e de uma maior aproximação com as instituições de ensino.

Serviço:Acompanhe novas informações sobre o próximo processo seletivo da Fundap no site estagios.fundap.sp.gov.br/

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?