CapivariNotíciasRafard

Programa de resistência às drogas forma 170 jovens

24/06/2016

Programa de resistência às drogas forma 170 jovens

Formatura aconteceu na Câmara de Rafard. na terça-feira, 21; em Capivari o Promad também certificou 100 alunos da rede municipal
Alunos que se destacaram no programa foram premiados pelas autoridades municipais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Alunos que se destacaram no programa foram premiados pelas
autoridades municipais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou a primeira turma de 2016 na manhã de terça-feira, 21, em ato solene realizado na Câmara de Rafard. Com coordenação do Cabo PM Cláudia Regina Teixeira e auxílio do Soldado PM Mayara Sanches Silva, ambas do policiamento escolar, 170 alunos das escolas Luis Grellet, Aurélio Sotto, Josefina Chiarini Borghesi e Jeni Apprilante passaram por dez semanas de educação preventiva contra o uso de drogas.
O Proerd tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizerem não as drogas. É um programa eminentemente preventivo e estratégico, com intuito de educar as crianças em seu meio natural e na escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. “O programa dá ênfase especial às crianças, mostrando os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias, além da motivação para se manterem longe desse mal”, explica o comandante da Polícia Militar de Rafard, 1º Sargento PM João César Balceiro de Freitas.
Segundo ele, o programa também oferece aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos, pessoas em quem eles podem confiar, permitindo que desenvolvam uma atitude positiva em relação às autoridades e as leis.
A formatura contou com a presença do prefeito de Rafard, César Moreira, da diretora de Educação, Rejane Vasconcelos Marreto, do comandante da 2ª Cia/PM, Capitão PM Donizeti Gomes de Oliveira, do comandante do 4º Gp/PM, 1º Sargento PM João César Balceiro de Freitas e do comandante da Guarda Civil de Rafard, Fernando Novaes Henrique. As autoridades e professores participaram da entrega dos certificados, medalhas e brindes aos alunos que se destacaram no decorrer do curso e nas redações.

Programa
O Proerd começou em 1983, como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por ótimos dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos. Da Califórnia, o programa DARE se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, em 1993, contando com o apoio do DARE International, o programa recebeu o nome de Proerd e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros estados brasileiros.

Em Capivari, Promad formou cerca de 100 crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Em Capivari, Promad formou cerca de 100 crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Capivari
Duas formaturas Programa Municipal Antidrogas (Promad) foram realizadas esta semana em Capivari. Cerca de 100 alunos dos quintos anos das escolas municipais receberam certificação do programa. O primeiro evento aconteceu na escola Ana Ruffino, no bairro Porto Alegre, na noite de terça-feira, 14. A segunda formatura foi realizada na escola Terezinha Macluf, no bairro São Marcos, na quarta, 15.
Com a presença de pais e familiares, os alunos cantaram e dançaram músicas ensaiadas para a data, além de interpretarem juntos a canção do Promad.
O programa foi implantado em Capivari no segundo semestre de 2013 e este ano comemora a formação de mais de três mil alunos. As aulas são ministradas pelos Guardas Civis Jorge, Gerson, Teixeira e Isabel, que abordam assuntos como bullying, violência, o mal que as drogas podem causar e assuntos sociais relacionados. O Promad tem três meses de duração e os alunos recebem camiseta e apostila durante o curso, e certificado no final.
Os coordenadores do programa foram homenageados pelos alunos da escola Terezinha Macluf, com a leitura de uma carta de agradecimento. No texto, os alunos citam a determinação dos agentes e parabenizam os Guardas por exercer os dois lados da profissão: o de combater o crime e o de educador, com sabedoria e jeito brincalhão. No final da carta, as crianças afirmam que vão lembrar sempre do grito de guerra ensinado pelos agentes: “Sem drogas, vamos viver!”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?