CapivariRegião

Programa Viva Mais oferece grupo anti-tabagismo

A Unimed Capivari, por meio do Departamento de Medicina Preventiva – Programa Viva Mais, oferece o Grupo de Tabagismo. O evento acontecerá no próximo dia 20/06, no auditório do Hospital (entrada lateral do Hospital Unimed- Rua Coronel Delfino), às 19h00. Participam homens e mulheres, sem limites de idade.
O grupo é coordenado pelo Dr. Paulo Malkomes, médico cooperado da Unimed Capivari, que abordará assuntos importantes sobre as causas que o fumo ocasiona no organismo, bem como, estratégias para abandonar o vício de fumar.
O tabaco é um dos maiores inimigos da sua saúde. O impacto negativo do tabaco está estabelecido na medida em que afeta diretamente a qualidade e a quantidade de vida. Fumar prejudica a ventilação pulmonar, o transporte de O2 no sangue e prejudica o rendimento físico.
As vantagens de não fumar incluem: bem estar, respirar sem problemas e sem tosse, hálito agradável, dentes e dedos sem manchas amarelas.

Fumantes passivos
A fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados é denominada de poluição tabágica ambiental (PTA). Tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo em locais fechados tais como trabalho, residência, locais de lazer e hospitais. O cigarro é considerado, pela Organização Mundial de Saúde, como o maior agente de poluição doméstica ambiental. Os principais grupos de risco dos fumadores passivos são as grávidas, as crianças e os asmáticos.

Doenças associadas ao uso do cigarro
O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão; 97% do câncer da laringe; 25% das mortes por doença do coração; 85% das mortes por bronquite e enfisema; 25% das mortes por derrame cerebral.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?